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Aviação / Destinos

“Nunca na história a TAP teve uma oferta tão grande para o Brasil”, diz Carlos Antunes

CARLOS ANTUNES Credito ERIC RIBEIRO ME 05 "Nunca na história a TAP teve uma oferta tão grande para o Brasil", diz Carlos Antunes

Carlos Antunes, diretor geral da TAP para Américas (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – Como anunciado nesta sexta-feira (1), a TAP Air Portugal vai operar incríveis 91 voos semanais entre Brasil e Portugal durante o verão europeu do ano que vem, a partir de 31 de março de 2024. Serão 11 frequências semanais a mais em relação ao que é operado regularmente nas 11 bases atendidas atualmente em todo o Brasil. Trata-se de um recorde histórico, como nunca antes visto nos quase 60 anos de operações da TAP no país.

Veja como ficarão as rotas entre Brasil e Portugal logo abaixo

Em entrevista ao M&E, o diretor geral da TAP para as Américas, Carlos Antunes, não poderia estar mais feliz. Ele revelou que esse resultado só é possível pela parceria com os agentes de viagens, operadores e destinos, que fazem da TAP ser, de longe, a maior companhia aérea internacional a operar no Brasil. “Com essas novas frequências, superamos o número recorde de voos até então, que era de 86 frequências semanais em 2019, antes da pandemia”, destacou.

“Com essas novas frequências, superamos o número recorde de voos até então, que era de 86 frequências semanais em 2019, antes da pandemia”

Trata-se de uma média de 13 voos por dia entre Brasil e Portugal operados apenas pela companhia, ligando 11 das principais capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador) para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. “O investimento que a TAP faz no Brasil é realmente enorme, um crescimento de 14% em relação ao que temos no momento”, frisou Antunes.

CARLOS ANTUNES Credito ERIC RIBEIRO ME 13 "Nunca na história a TAP teve uma oferta tão grande para o Brasil", diz Carlos Antunes

Carlos Antunes em entrevista ao M&E (Eric Ribeiro/M&E)

O verão europeu é o ponto alto da TAP no ano. E ano que vem será a maior temporada, que vai de março até outubro, somando sete meses de operação recorde entre os países. “É um movimento que a TAP nunca teve no Brasil. Vamos aumentar o número de frequências em 14% para um volume de voos de 91 por semana que nós, acima do pico de 2019 em termos de oferta, o que nos fará também ultrapassar o volume de passageiros e cargas movimentados”, disse o diretor.

“É um movimento que a TAP nunca teve no Brasil. Vamos aumentar o número de frequências em 14% para um volume de voos de 91 por semana que nós, acima do pico de 2019 em termos de oferta”

No ano passado, a TAP movimentou 1,6 milhão de passageiros entre Brasil e Portugal. No início do segundo semestre de 2023, a companhia já ultrapassou a marca de 1 milhão de passageiros embarcados. A expectativa é ultrapassar os números do ano passado já em novembro deste ano. E para 2024, o volume tende a ser ainda maior, podendo chegar e até mesmo ultrapassar a casa dos 2 milhões de passageiros transportados dado o recorde no número de voos.

tap divulgacao "Nunca na história a TAP teve uma oferta tão grande para o Brasil", diz Carlos Antunes

No ano passado, a TAP movimentou 1,6 milhão de passageiros entre Brasil e Portugal (Divulgação)

“Ano que vem, com esse aumento de frequências somente no verão europeu, devemos com certeza atingir a demanda que temos como meta e permanecer com alta na procura por passagens aéreas, o que nos cria uma taxa de ocupação, digamos, antecipada. O ano de 2024 em tudo para ser excelente para a TAP, em meio a esse processo de reestruturação que faz com que utilizemos nossa frota para reforçar pontos já existentes em nossa malha aérea”, frisou Carlos.

“O ano de 2024 em tudo para ser excelente para a TAP, em meio a esse processo de reestruturação que faz com que utilizemos nossa frota para reforçar pontos já existentes em nossa malha aérea”

O diretor geral da TAP para as Américas destacou algumas praças que têm surpreendido. A começar pelo Porto, que não é hub na Europa, mas vem tendo ótimos resultados com os voos a partir de Rio de Janeiro e São Paulo. Outro destaque vai para São Paulo, que terá incríveis 24 voos semanais para Portugal, sendo três diários para Lisboa. Recife, que teve apenas dois voos no passado, atualmente tem frequências diárias e passará 10 voos por semana em 2024. E Brasília, que passa a contar com voos diários.

Operações da TAP a partir de março de 2024

  • Belém–Lisboa: 5 voos por semana
  • Belo Horizonte–Lisboa: 7 voos por semana (diário)
  • Brasília–Lisboa: 7 voos por semana (diário)
  • Fortaleza–Lisboa: 7 voos por semana (diário)
  • Natal–Lisboa: 6 voos por semana
  • Maceió–Lisboa: 3 voos por semana
  • Rio de Janeiro–Porto: 2 voos por semana
  • São Paulo–Porto: 3 voos por semana
  • Porto Alegre–Lisboa: 4 voos por semana
  • Recife–Lisboa: 10 voos por semana
  • Rio de Janeiro–Lisboa: 12 voos por semana
  • Salvador–Lisboa: voo diário
  • São Paulo–Lisboa: 21 voos por semana (3 voos diários)

EQUILÍBRIO NA IDA E NA VOLTA – Atualmente, 58% dos passageiros entre Sudeste do Brasil e Portugal são provenientes do nosso país. No caso do Nordeste, o número se inverte, com média de 60% dos passageiros nesta rota “produzidos em Portugal. De acordo com Carlos Antunes, cria-se um alerta de oportunidade muito grande para os estados que vivem do Turismo, já que, para ele, é o momento certo de investir lá fora e destacar os diferenciais de cada cidade e estado do Brasil.

“A gente vende Brasil e temos algumas ações de colaboração estreita com diversos destinos, como Alagoas e Rio Grande do Norte, por exemplo, com investimento no exterior em publicidade, em eventos, em workshops, utilizando-se da nossa inteligência para ‘atacar’ quem vende, por exemplo, as ilhas do Índico, o Mediterrâneo, Santo Domingo, ou seja, destinos concorrentes do Brasil. É preciso apresentar as infinitas oportunidades do Brasil para este público”, reforçou o diretor.

Brasil é lider do Stopover, que é um sucesso desde o seu relançamento

CARLOS ANTUNES Credito ERIC RIBEIRO ME 18 "Nunca na história a TAP teve uma oferta tão grande para o Brasil", diz Carlos Antunes

“Nosso projeto é posicionar Portugal como grande porta de entrada de brasileiros na Europa”, diz Carlos Antunes (Eric Ribeiro/M&E)

Como vimos aqui no M&E, em fevereiro deste ano, Visit Portugal e TAP realizaram um grande evento para anunciar o relançamento do programa “Portugal Stopover”, que tem por objetivo incentivar os passageiros de longo curso que viajam com a companhia, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para visitar o País, podendo agora ficar até 10 dias no país para desbravar seus destinos.

“O Brasil o principal mercado produtor de passageiros para o programa, que mais vende, que mais conseguiu uma atração sobre isso. Somente neste primeiro semestre, dos 112 mil passageiros que aproveitaram nosso Stopover em Portugal, 53 mil eram brasileiros”

“Nosso projeto é posicionar Portugal como grande porta de entrada de brasileiros na Europa, nos tornando o principal destino dentro do continente, ultrapassando até destinos consolidados como Espanha e França. Saimos na frente, teativamos rotas mais cedo e colocamos nosso time em campo. E Portugal é um país muito acessível, pequeno, com um ótimo custo-benefício e que fala a língua portuguesa. Hoje está muito bem organizado e os agentes sabem vender”, frisou Antunes.

Ele lembra que mais de 100 parceiros portugueses oferecem hoje mais de 300 benefícios para aqueles que optam pelo programa de Stopover da TAP e ficam até 10 dias no destino. “E o Brasil o principal mercado produtor de passageiros para o programa, que mais vende, que mais conseguiu uma atração sobre isso. Somente neste primeiro semestre, dos 112 mil passageiros que aproveitaram nosso Stopover em Portugal, 53 mil eram brasileiros, ou seja, 47% do total. Em relação ao ano passado, o aumento é de 41%.

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