Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Pandemia altera ranking de rotas mais movimentadas em 2020; veja o TOP 20

Terminal brasiliense é também o mais pontual entre os aeroportos brasileiros

Pandemia alterou o ranking de rotas mais movimentadas do país

A pandemia de Covid-19 afetou não só o número de passageiros da aviação comercial brasileira, mas também mexeu com a relevância das principais rotas aéreas do País. A queda de oferta, o estabelecimento da malha essencial e uma retomada que priorizou capitais contribuíram para derrubaram ainda mais o fluxo de rotas importantes e que ocuparam as primeiras posições entre as mais movimentadas dos últimos anos.

Retrato dessa prioridade dada a capitais são as ligações entre Guarulhos e os aeroportos de Maceió, Natal, Goiânia e Cuiabá, que em 2020 ficaram entre as 20 rotas mais movimentadas do país, enquanto em 2019 não fizeram parte deste grupo. Estas rotas ocuparam posições das ligações internacionais de Guarulhos para Santiago e Buenos Aires, e voos de capitais como Curitiba e Salvador para Congonhas.

Os são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e consideram o período de janeiro a novembro de 2020 (números de dezembro ainda não foram divulgados) na comparação com o mesmo período de 2019.

CONGONHAS

Mesmo com a pandemia, a ponte aérea Congonhas-Santos Dumont se manteve como a rota mais movimentada de 2020, com um total de 1,3 milhão de passageiros. O número, no entanto, representa uma queda de 63% em relação a 2019. O número de pousos e decolagens na rota caiu de 31 mil para 13 mil.

Aeronaves da Gol paradas no Aeroporto de Congonhas no início da pandemia. Aeroporto teve operações quase zeradas entre março e abril.

Aeronaves da Gol paradas no Aeroporto de Congonhas no início da pandemia. Aeroporto teve operações quase zeradas entre março e abril.

Apesar de ostentar a primeira posição, Congonhas aparece entre as rotas mais afetadas no ranking. O aeroporto foi prejudicado no início da pandemia, entre março e abril, quando Gol e Latam optaram por direcionar os voos de sua malha emergencial para Guarulhos, e a Azul para seu hub, em Campinas.

No fim de março, Congonhas registrava cerca de 30 operações diárias, entre pousos e decolagens, enquanto em 2019 foram cerca de 500 nesta mesma época. Ao longo do ano, o aeroporto ainda foi impactado pelas obras da pista, em agosto, que deixaram somente Azul e Passaredo, com aeronaves ATR-72, operando durante um mês.

Além da ponte aérea, a única rota de Congonhas que integrou o top 10 das mais movimentadas de 2020 foi Congonhas-Brasília, que caiu da 3ª para a 9ª colocação. Em 2019 Congonhas estava em oito das 20 rotas mais movimentadas. Em 2020 foram apenas quatro.

Outro destaque fica por conta de Campinas, única cidade além das capitais a figurar entre as rotas do Top 20, na vigésima posição, na ligação Viracopos – Santos Dumont. A rota foi uma das que menos perdeu fluxo na comparação com 2019 (-11%) e se destaca como uma das que mais ganharam posições (65ª em 2019).

GUARULHOS

Se Congonhas perdeu espaço, Guarulhos ganhou. O aeroporto mais movimentado do país foi priorizado pelas companhias na ligação para outras capitais do país, fazendo parte de 14 das 20 rotas mais movimentadas do ano. Em 2019 foram 11. Das oito primeiras posições, Guarulhos só não aparece na liderança, ocupada pela ponte aérea.

Entre os destaques estão as ligações para Maceió, que passou da 30ª colocação para a 16ª, Brasília (da 14ª para 6ª) e Fortaleza (8ª para 5ª). Mas a rota que mais ganhou posições foi Guarulhos – Santos Dumont (RJ), da 33ª em 2019 para 13ª, um reflexo das obras na pista de Congonhas, que transferiram voos da ponte aérea para o GRU Airport. A rota, foi uma das que menos perdeu movimentação na comparação com 2019, com uma queda de 19%.

CONFIRA O RANKING COMPLETO 

*Números consideram o períodos entre janeiro e novembro de 2019 e 2020

*Números consideram o períodos entre janeiro e novembro de 2019 e 2020

Receba nossas newsletters