Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

“Para a Gol segurança é de extrema importância”, diz diretor

Carlos Junqueira, diretor de operações da Gol

Carlos Junqueira, diretor de operações da Gol


Em evento realizado nesta terça-feira, (4), pela Gol, o diretor de operação, Carlos Junqueira, falou sobre a formação e regulamentação da tripulação. Segundo o diretor, para a companhia a segurança é de extrema importância.

Junqueira explicou que para obter licença de piloto comercial é necessário curso teórico e prático, além de 1.500 horas de voo. “A formação é composta por um curso eliminatório de 276 horas de sala de aula, 44 horas de simulador e 150 horas de instruções em rota. Este processo é padronizado pela ANAC”, explica Junqueira.

Após a formação, o piloto passa por reciclagens periódicas. “De seis em seis meses, os profissionais passam por treinamentos, que podem eliminá-los caso não mostrem as habilidades necessárias”, ressalta o diretor de operação. Para o copiloto virar comandante é necessário realizar um curso de elevação de nível. “São 156 horas em sala de aula, 44 horas de simulador, 150 horas de instruções de rota e 4000 horas de voo”, diz Junqueira. 

O comissário também precisa passar por um curso de formação, que possui 189 horas sala de aula e 30 horas de instrução de rota. O diretor da Gol explica que o comissário possui uma função de importância na aeronave. “A principal função de um comissário é a da segurança”, afirma. Sobre a regulamentação, Junqueira ressaltou que as regras são estipuladas pelo estado. “Um tripulante pode ter de voo 85 horas mês e 850 anual. Além disso, é necessário ter entre programações de voo, 12 horas descanso e 30 dias de férias por ano”, finaliza.

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters