O Paraguai se tornou o sexto país da região a aderir à política de Céus Abertos, promovida pela Argentina, ao assinar um Memorando de Entendimento que impulsionará o número de voos entre os países participantes – Brasil, Chile, Peru, Equador e Uruguai na região, mais Panamá e Canadá –, além de fomentar o turismo e atrair investimentos no setor aéreo.
A política de Céus Abertos, junto à desregulamentação do setor aéreo, é uma das medidas promovidas pelo Ministério de Desregulação e Transformação do Estado, liderado por Federico Sturzenegger, em colaboração com a Secretaria de Transporte.
Com a assinatura do Memorando, tanto o Paraguai quanto a Argentina se compromete a negociar um novo Acordo de Serviços Aéreos. Esse acordo prevê a liberalização dos voos, a designação múltipla de companhias aéreas, a desregulamentação tarifária, facilidades para acordos empresariais e o fortalecimento da segurança operacional. É um dos acordos mais amplos já assinados, permitindo reciprocamente voos domésticos de ambas as companhias aéreas, seja para passageiros ou cargas exclusivas.
Outro ponto crucial do acordo é a transição de um sistema de frequências de voo restritas para frequências ilimitadas, oferecendo às companhias aéreas a liberdade de ajustar o número de voos conforme a demanda e características do mercado.