A Sita Air Transport World Passenger Self-Service Survey, empresa especializada em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo, constatou em pesquisa realizada no Aeroporto de Guarulhos que 90% dos entrevistados estavam portando um smartphone e gostariam de ter acesso wi-fi gratuito, enquanto 54% estariam dispostos a pagar para ter acesso a informações relacionadas à sua viagem. Entre essas informações, destacaram-se mudanças de portão, atrasos nos voos e status de embarque (78%); tempo de chegada ao portão de embarque (25%); localização da sala mais próxima (23%); tempo de espera na segurança (15%); e informações sobre o estacionamento do aeroporto (7%).
Um em cada dois passageiros do aeroporto de Guarulhos estava carregando um telefone móvel, enquanto 33% estavam carregando um smartphone, bem abaixo da média da pesquisa global de 54%. Em GRU, 35% dos passageiros de classe executiva e 33% dos passageiros frequentes (+ de dez viagens por ano) estavam portando um smartphone.
Entre os que viajaram com um dispositivo móvel, 30% tinham bluetooth ativado quando foram entrevistados, índice maior do que em qualquer outro lugar e bem acima da média mundial de 22%, o que coloca as autoridades do aeroporto em uma boa posição quando se trata de introduzir o gerenciamento de filas e assim evitar gargalos no controle de fronteiras e check in.
O aeroporto de Guarulhos é o que possui o maior percentual na pesquisa de passageiros verificando a bagagem (94%), em comparação com um valor global de 67%. O check in no autoatendimento não foi amplamente adotado em GRU, 87% dos entrevistados fazem o check in no balcão em comparação com o número global de 44%. E 60% dos que usaram o balcão de check in, o fizeram porque tinham bagagem por lá. Apenas 9% utilizam o quiosque para fazer o check in, enquanto 2% fazem o check in online e em quiosques fora do aeroporto.
No entanto, há um apetite significativo para novas opções de autosserviço, especialmente relacionadas com a gestão de bagagens, incluindo rastreamento e localização de bagagens por um dispositivo móvel (85%), quiosques com relatórios de bagagens perdidas (82%); despacho de bagagens feita pelos passageiros (73%); impressão de etiquetas de bagagem (68%); quiosques de transferência (65%) e auto-embarque (53%).
Globalmente, 57% dos passageiros de Guarulhos fazem reservas on-line, exatamente o mesmo que a taxa global. GRU se destaca pelo fato de que 74% dos passageiros com reservas on-line usaram a página da companhia aérea em comparação com uma taxa de pesquisa global de 52%.
A maioria dos passageiros de GRU faz uso de sites de companhias aéreas para outros fins que são oferecidos pelas empresas. Em comparação a taxa global de 25%, em Guarulhos 48% dos passageiros que reservaram passagens através do site da companhia aérea também reservaram quarto de hotel e 40% usaram para comprar produtos e presentes em comparação com o valor global de 12%.
Outras ofertas não populares não utilizadas pelos passageiros do GRU são: modificação de reservas (43%); compra de assentos preferenciais (31%); aluguel de carro (15%); reservas de período de férias (13%); e compras de transporte adicional (8%).
A pesquisa colheu uma amostra 283.500 mil de passageiros que passam por seis dos principais aeroportos do mundo incluindo: Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, Aeroporto Internacional de Pequim; Aeroporto Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, em Atlanta; Internacional de Mumbai; e Internacional de Guarulhos, em São Paulo.