O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciará nesta quarta-feira (30) novas diretrizes para melhorar o transporte de animais no setor aéreo. Essas normas fazem parte de um plano desenvolvido pelo Governo Federal, que visa padronizar o transporte de pets na aviação comercial do Brasil.
Com base em padrões internacionais e práticas amplamente reconhecidas, o evento marca um avanço na qualidade desse serviço e ocorrerá às 15h no auditório do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília. Segundo o ministério, o Plano de Aperfeiçoamento do Transporte Aéreo de Animais (PATA) foi formulado em parceria com especialistas, entidades de proteção animal, empresas aéreas e a sociedade civil.
As diretrizes visam garantir segurança e bem-estar para os animais e incluem a criação de serviços essenciais, como rastreamento dos pets, suporte veterinário durante o transporte, um canal direto de comunicação com o responsável pelo animal para informações sobre as normas e atualizações do voo, entre outros.
Ao longo dos últimos três meses, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) coordenaram uma comissão com múltiplas áreas de atuação para avaliar as necessidades da sociedade e promover melhorias no transporte aéreo de animais. Mais de 3 mil sugestões foram recebidas e analisadas, sendo incorporadas ao plano final do PATA.