As obras de recuperação do Porto Alegre Airport, conduzidas pela Fraport Brasil, avançam para a etapa final e estão previstas para conclusão no próximo dia 16 de dezembro. A intervenção abrange a restauração da pista principal de pouso e decolagem, instalações de navegação aérea e áreas adjacentes, além de melhorias na infraestrutura internacional do terminal.
A pista de pouso e decolagem (PPD), com 3.200 metros de extensão, já teve as camadas de asfalto restauradas, restando apenas as etapas de sinalização horizontal, vertical e a instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea. A última inspeção, realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira, está agendada para o dia 9 de dezembro, quando os instrumentos para aproximação, pouso e decolagem serão aferidos. Após essa avaliação, a homologação da pista e da cabeceira 11 será formalizada.
As taxiways (vias de acesso entre pista e pátio) também serão entregues no prazo, incluindo as rotas A, B, J, C, P, K, H e L. Isso permitirá o uso de 13 posições de estacionamento para aeronaves e a ampliação do horário de operação do aeroporto para 24 horas diárias, todos os dias da semana.
Subestações de energia, severamente danificadas pela enchente de maio, estarão totalmente operacionais a partir de 16 de dezembro. Desde a reabertura parcial, em 21 de outubro, avanços significativos foram registrados, incluindo o retorno do check-in doméstico ao espaço original no dia 27 de novembro, proporcionando maior conforto a passageiros e colaboradores.
Segundo Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, o compromisso é tornar o Porto Alegre Airport uma referência em qualidade no Brasil. “Seguiremos trabalhando para garantir que o aeroporto seja reconhecido como um dos melhores do país”, afirmou.
Retomada de voos internacionais
A reabertura da área internacional do terminal está programada para a mesma data de conclusão das obras, permitindo a volta das operações alfandegárias com suporte de órgãos como Polícia Federal, Receita Federal, Vigiagro e Anvisa. O primeiro voo internacional após a recuperação será operado pela Copa Airlines, com chegada ao aeroporto à meia-noite do dia 19 de dezembro, vindo da Cidade do Panamá (PTY). A partir de janeiro, outras rotas internacionais serão retomadas, incluindo conexões para Lima (Peru) e Santiago (Chile), operadas pela Latam Airlines.