
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, viu o número de voos internacionais quase triplicar no primeiro semestre de 2025, conforme dados divulgados pela Fraport Brasil. Após a reabertura completa do terminal em dezembro de 2024 (resultado da recuperação da pista afetada pelas enchentes históricas de maio do mesmo ano), oito rotas diretas com destinos internacionais foram retomadas ou criadas, fazendo com que a capital gaúcha se reconectasse ao mundo.
O crescimento é impulsionado também pelos investimentos do Plano Rio Grande, programa estadual liderado pelo governador Eduardo Leite para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Uma das iniciativas centrais, a Campanha Nacional do Turismo, lançada em setembro de 2024, destinou R$ 30 milhões a ações promocionais voltadas a posicionar o Estado como destino de experiências culturais, gastronômicas e naturais.
Apenas entre janeiro e junho de 2025, o número de partidas internacionais semanais saltou de 10 para 27, um avanço de 170%. Entre os destinos agora atendidos diretamente a partir de Porto Alegre estão Buenos Aires, Lima, Santiago, Lisboa e Cidade do Panamá. Segundo o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, “a ampliação das conexões internacionais é reflexo direto da retomada do nosso turismo e da crescente confiança no potencial do Rio Grande do Sul como destino estratégico”.
Além de facilitar a chegada de turistas estrangeiros, a ampliação da malha aérea fortalece a economia local ao beneficiar setores como hotelaria, gastronomia e comércio, além de impulsionar o segmento corporativo. “Ter voos regulares para países como Portugal, Panamá, Chile, Peru e Argentina abre portas para novos investimentos, parcerias e intercâmbios culturais e comerciais”, completou Santini.
O gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega, destacou a importância das parcerias com a Secretaria de Turismo e com as companhias aéreas. “O crescimento é fruto de negociações extensas e incansáveis. Essa evolução comprova a força do RS, que se reergue como uma das principais economias do Brasil e um polo estratégico para a aviação nacional”, afirmou.
Entre os destaques da retomada:
A Copa Airlines reativou em dezembro a rota com o Panamá, com quatro voos semanais;
A Latam retomou as rotas para Santiago e Lima em janeiro, e até setembro lançará nova rota para Buenos Aires;
A Aerolíneas Argentinas voltou a operar para Buenos Aires em março, seguida pela Gol em maio;
A TAP Air Portugal restabeleceu em abril a ligação com Lisboa;
As operações sazonais de inverno incluem voos da Azul para Bariloche e da Sky Airline para Santiago.
Aviação regional também avança no estado
Além da internacionalização do Salgado Filho, o governo estadual segue investindo na aviação regional. Desde 2023, foram aplicados R$ 33,3 milhões em melhorias em aeroportos do interior, com foco em aumentar a conectividade entre as regiões gaúchas. Entre os destaques recentes, está a apresentação da parceria público-privada dos aeroportos de Passo Fundo (Lauro Kortz) e Santo Ângelo (Sepé Tiaraju) a investidores em São Paulo.
Desde 2019, o Estado também atualizou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), o que facilitou operações e reduziu custos, incentivando a ampliação da oferta de voos para cidades do interior.