Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política / Turismo em Dados

Preço do combustível da aviação mais do que dobra em 12 meses

aeronave aeroporto gol azul infraero

Alta é de 102% em 12 meses (Divulgação/Infraero)

O preço do querosene de aviação (QAV) acumula alta de 102,4% em 12 meses, na comparação de junho de 2022 com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), considerando-se o valor praticado por produtores e importadores de derivados de petróleo. O dado foi compartilhado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

De acordo com os dados mais recentes disponíveis pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a tarifa aérea média real registra alta de 12,6%, na comparação com valor acumulado de janeiro a abril de 2022 (R$ 580,41), com a tarifa aérea média real do ano passado (R$ 515,22).

Somente no primeiro trimestre, o preço do querosene de aviação (QAV) registrou alta de 82,7%, diante de igual período de 2019 (período pré-pandemia), também de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação (Anac). A alta no preço do QAV está diretamente ligado ao aumento no preço das passagens. Em maio, por exemplo, o aumento no preço das passagens aéreas acabou puxando a inflação no Brasil, de acordo com o IBGE.

Já de acordo com uma pesquisa da OnFly, com base em dados extraídos da própria plataforma e do site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os preços das passagens aéreas no Brasil dispararam em 2022. Apenas em 2021, as tarifas aumentaram 19,3% e, em 2022, até fevereiro, a alta foi de quase 15%. Para os trechos com maior tráfego de passageiros, o aumento foi ainda maior, entre três e quatro vezes.

Receba nossas newsletters