Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Preços das passagens aéreas na Europa está crescendo abaixo da inflação, constata Iata

Airport aeroporto Chutersnap Unsplash Preços das passagens aéreas na Europa está crescendo abaixo da inflação, constata Iata

Os europeus viajam apesar do ambiente inflacionário: em junho, segundo a Iata, as tarifas aéreas médias na Europa eram cerca de 16% mais elevadas do que antes da pandemia (Unsplash)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou dados recentes interessantes que mostram que os viajantes na Europa já estão se beneficiando de tarifas aéreas que estão subindo de preço em uma velocidade um pouco menor do que o aumento da inflação, ainda em meio a recuperação do continente pós-pandemia.

Os europeus viajam apesar do ambiente inflacionário: em junho, segundo a Iata, as tarifas aéreas médias na Europa eram cerca de 16% mais elevadas do que antes da pandemia. No entanto, isso está aquém do índice médio de preços ao consumidor da União Europeia, que em junho se situava em 20% em relação à pré-pandemia. Os números mais recentes do tráfego mostram que as transportadoras europeias estão apenas 3,6% abaixo do pico de 2019.

unnamed 28 Preços das passagens aéreas na Europa está crescendo abaixo da inflação, constata Iata

Preço médio dos bilhetes aéreos X inflação na Europa (Reprodução)

“As viagens aéreas continuam a se recuperar fortemente e estão no bom caminho para ultrapassar os níveis pré-pandemia já em 2024 em toda a Europa. A competitividade do mercado de transporte aéreo europeu mantém a inflação das tarifas aéreas em 16% – quatro pontos percentuais abaixo dos aumentos que temos visto no índice amplo de preços ao consumidor. Considerando a extrema volatilidade dos preços dos combustíveis de aviação e os aumentos nos salários da força de trabalho, esta é uma conquista significativa e contrasta com os preços continuamente crescentes”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

“Competitividade do mercado de transporte aéreo europeu mantém a inflação das tarifas aéreas em 16% – quatro pontos percentuais abaixo dos aumentos que temos visto no índice amplo de preços ao consumidor”

Segundo a Iata, é importante que os reguladores reconheçam onde podem melhorar as condições competitivas. Duas áreas principais são a regulamentação mais forte dos fornecedores monopolistas de infraestruturas, para reduzir os encargos; e a reforma do regulamento de proteção do consumidor EU261, para garantir uma aplicação mais consistente dos seus objetivos e uma divisão mais justa da responsabilidade em toda a cadeia de valor da aviação.

“A recuperação do mercado europeu de transporte aéreo está trazendo consigo condições de mercado ainda mais competitivas. Os consumidores irão ver isso com mais rotas e mais companhias aéreas para escolher. No total, no ano passado nasceram 20 novas companhias aéreas na Europa. Isto é importante porque um mercado de transporte aéreo mais competitivo tornará a Europa um local mais competitivo para fazer negócios”, afirmou Walsh.

Receba nossas newsletters