Câmbio:

Idiomas:

Presença de drones paralisou aeroporto de Guarulhos por 46 minutos e afetou mais de 40 voos

(Eric Ribeiro/M&E) aeroporto guarulhos eric ribeiro airport passageiro
Operações já foram normalizadas (Eric Ribeiro/M&E)

Na noite desta quarta-feira (11), a presença de drones nas proximidades do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, causou a paralisação temporária das operações de pouso e decolagem por um total de 46 minutos. A interrupção afetou diretamente a logística de milhares de passageiros e resultou no cancelamento de seis voos e impactos em pelo menos outros 35.

A GRU Airport, concessionária responsável pela administração do terminal, confirmou que acionou imediatamente as autoridades competentes assim que a presença dos drones foi detectada. “O uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a aviação e a integridade das pessoas”, destacou a concessionária em nota oficial.

A maior parte dos voos afetados pertence à companhia aérea Latam, que registrou impactos em mais de 20 decolagens e pousos. A Gol precisou cancelar dois voos e alternar outros 10 para aeroportos da região, enquanto a Azul alternou duas de suas operações, uma para Ribeirão Preto e outra para Viracopos.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi mobilizado para investigar a ocorrência, mas não confirmou a presença dos dispositivos aéreos não tripulados. Segundo registros da torre de controle, o primeiro alerta foi emitido às 22h42. As operações foram brevemente retomadas por volta das 23h17, mas novamente suspensas às 23h28 por mais 11 minutos. A normalização definitiva ocorreu por volta das 23h40.

As companhias aéreas envolvidas reiteraram o compromisso com a segurança dos passageiros e afirmaram estar prestando a assistência prevista pela Resolução  400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As autoridades seguem investigando o caso para identificar os responsáveis, mas a ação foi ‘promovida’ por traficantes, que tentavam passar drogas para dentro do Aeroporto, segundo novas informações.

Tópicos relacionados