Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Destinos

Quais são as rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul e do mundo? Veja o ranking

Rota mais turbulenta da América do Sul: Santiago do Chile–Santa Cruz de la Sierra
Florianópolis é a cidade brasileira de onde partem os voos mais turbulentos do Brasil
Santiago do Chile está presente em oito das 10 rotas mais turbulentas do continente em 2023
● Rio e São Paulo também estão presentes nas rotas mais turbulentas da América do Sul

a bordo voo unsplash aeronave passageiros Quais são as rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul e do mundo? Veja o ranking

Rota com mais turbulência por voo está aqui na América do Sul, entre as cidades de Santiago, no Chile, e Santa Cruz, na Bolívia, numa distância de 1.900km (Unsplash)

Quais são as rotas aéreas mais turbulentas do mundo? A resposta para esta pergunta foi divulgada pelo portal Turbli, que todos os anos analisa cerca de 150 mil rotas ativas em todos os continentes. A turbulência é calculada sobre uma geodésica e na sua altitude média de cruzeiro. A turbulência é dada na taxa de dissipação de redemoinhos (edr). Neste caso, os níveis de turbulência são leves (0-20), moderados (20-40), severos (40-80) e extremos (80-100).

E a rota com mais turbulência por voo está aqui na América do Sul, entre as cidades de Santiago, no Chile, e Santa Cruz, na Bolívia, numa distância de 1.900km. Em segundo lugar, está a rota de 340 quilômetros entre Almaty, no Cazaquistão, e sua capital, Bishkek. Em terceiro lugar no ranking, por exemplo, está o voo entre Lanzhou e Chengdu, na China. No geral, a maioria das rotas entre as 10 mais turbulentas do mundo estão na China e no Japão (veja a lista abaixo).

Screenshot 2024 01 12 at 11.08.24 Quais são as rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul e do mundo? Veja o ranking

As rotas mais turbulentas do mundo em 2023 (Reprodução)

O Tubli também divulgou as rotas mais turbulentas da América do Sul! E o destaque fica para a forte presença do Brasil neste ranking. Tanto é que a segunda e a terceira rota mais turbulenta do continente em 2023 partiram de Florianópolis (SC) para as cidades de Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai. Florianópolis também figura na sexta posição do ranking, em ligação com Buenos Aires. Em outras palavras, Florianópolis é a cidade brasileira de onde partem os voos mais turbulentos do Brasil.

Screenshot 2024 01 12 at 11.14.23 Quais são as rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul e do mundo? Veja o ranking

As rotas mais turbulentas da América do Sul em 2023 (Reprodução)

As duas maiores portas de entrada do país também estão no ranking. Na sétima e na oitava colocação vemos as rotas de São Paulo/Guarulhos para Santiago, no Chile, e Ciudad de la Costa, em Montevidéu, no Uruguai. Na 10ª e última colocação do ranking das rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul, podemos ver a rota entre Rio de Janeiro/Galeão e Santiago do Chile. Em outras palavras, Santiago do Chile está presente em oito das 10 rotas mais turbulentas do continente em 2023.

Screenshot 2024 01 12 at 11.25.01 Quais são as rotas aéreas mais turbulentas da América do Sul e do mundo? Veja o ranking

As rotas de longa distância com mais turbulência de 2023 (Reprodução)

Agora, mais uma curiosidade: São Paulo também está presente nas rotas mais longas e turbulentas do mundo. A cidade aparece na sexta colocação do ranking global em ligação com Cidade do Cabo, na África do Sul, em voo operado pela South African Airways. Essa curiosidade é extremamente interessante porque São PauloCidade do Cabo é uma rota novinha, que foi inaugurada em outubro deste ano e já consta no ranking de todo o ano de 2023.

Receba nossas newsletters