Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Ranking revela os 50 aeroportos mais movimentados do mundo em tráfego internacional em 2023

Airport aeroporto Chutersnap Unsplash Ranking revela os 50 aeroportos mais movimentados do mundo em tráfego internacional em 2023

Escassez de funcionários é principal motivo para caos nas companhias aéreas na Europa e deve impactar toda a cadeia turística.

Quais são os 50 aeroportos mais movimentados em termos de tráfego internacional de passageiros? Uma análise da ForwardKeys revelou que o aeroporto de Dubai, o aeroporto de Londres/Heathrow e o aeroporto de Paris/CDG formam o Top 3 do ranking de 2023, com destaque para o Charles de Gaulle, que subiu três posições em relação ao ranking de 2019, última análise realizada antes da pandemia. O Brasil, por sua vez, não emplacou nenhum terminal entre os mais movimentados de 2023.

A Europa lidera o ranking em termos de tráfego internacional, com 11 aeroportos no Top 20, embora na primeira posição esteja Dubai. O terminal continua sendo o líder global no número de passageiros internacionais, tendo recuperado totalmente os níveis de 2019. Seu sólido desempenho é atribuído à excelente conectividade e à sua posição como uma encruzilhada global, beneficiando-se da retomada das viagens na Europa, na América do Norte e na Índia. A capacidade de assentos deverá melhorar ainda mais com a retomada da China.

O que difere o ranking de 2023 com 2019 é o movimento significativo entre os aeroportos europeus e aeroportos do Oriente Médio e Norte da África (Mena). Paris/Orly, por exemplo, subiu 13 posições em comparação com 2019, em parte por conta do novo Terminal 3 aberto em abril de 2019. Málaga-Costa del Sol também entrou no top 50, com capacidade de assentos de saída internacional impulsionada pela abertura da nova base sazonal da EasyJet no aeroporto em 2021 e novas ligações para os EUA e Médio Oriente.

No caso das Américas, embora não tenhamos nenhum aeroporto brasileiro no ranking, marcam presença o aeroporto de Nova York/JFK, em 15º lugar, o aeroporto de Toronto, no 25º lugar, o aeroporto de Miami, na 31ª colocação, o aeroporto de Los Angeles, na 35ª colocação, o aeroporto de Cancún, no 39º lugar, e o aeroporto do Panamá, na 49ª colocação.

20230927 Busiest airports top 20 Ranking revela os 50 aeroportos mais movimentados do mundo em tráfego internacional em 2023

Top 20 dos aeroportos mais movimentados do mundo (Divulgação)

“Estes números apenas demonstram que o que estamos a ver em alguns destinos não é uma recuperação das viagens, mas uma mudança na forma como as pessoas viajam, com muitas novas oportunidades de negócio emergentes para os retalhistas e marcas considerarem na Europa e no Médio Oriente. Embora a reativação da APAC esteja demorando mais, com mudanças perceptíveis nas preferências e perfis dos viajantes, o que está impactando enormemente os principais aeroportos globais”, afirma Marina Giuliano, vice-presidente de marcas, varejo e mídia da ForwardKeys. “Mais uma razão para confiar em dados para sua inteligência de negócios e planos de expansão”, acrescenta ela.

Receba nossas newsletters