Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Rio decreta redução do ICMS do combustível da aviação para até 7%

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assina hoje o decreto que reduz o ICMS do QAV (combustível da aviação) de 12% para até 7%. Para terem direito à alíquota mais baixa, as companhias aéreas deverão se comprometer em aumentar a oferta de assentos em pelo menos 15% sobre a média oferecida nos meses de junho e julho, por um período mínimo de um ano, além de criar serviço de stopover na cidade.

Wilson Witzel, governador do Rio, deu uma entrevista coletiva nesta FIT 2019

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro

Independente do comprometimento das grandes companhias aéreas, o ICMS cairá para 7% por cento para todos os aeroportos do interior do Estado e também para aviões de carga com capacidade para até 12 passageiros. No Galeão, a redução terá quatro faixas: a alíquota do tributo vai variar de 7%, para quem oferecem mais de 90 mil assentos por semana no aeroporto, a 10%, para quem ofertar entre 12 mil e 40 mil assentos.

Aquelas que já operam nesses parâmetros terão que ampliar a oferta em 15% para que tenham direito ao benefício fiscal. Quem usufruir do incentivo fiscal tem até 12 meses para ampliar a oferta de assentos, caso contrário voltará a pagar alíquota de 13% e só poderá pedir uma nova redução 12 meses depois.

Além disso, o Governo do Estado também garante alíquota de 7% para qualquer grupo internacional que queira se estabelecer no Rio de Janeiro com a criação de uma nova companhia aérea. Além de mais voos no doméstico e internacional, o objetivo é também estimular a aviação regional, com voos entre as cidades fluminenses.

Receba nossas newsletters