
Casablanca, Rabat e Marrakesh foram os cenários escolhidos pela Royal Air Maroc para receber um grupo de jornalistas, criadores de conteúdo e veículos especializados em turismo. A proposta da companhia foi apresentar o Marrocos sob uma nova perspectiva, combinando experiências culturais e hospitalidade de alto padrão, com hospedagem no Four Seasons.
Além de visitar mesquitas históricas, explorar medinas e mergulhar na rica cultura local, os convidados fizeram parte de uma estratégia maior da companhia aérea para aproximar ainda mais os dois países.

“Desde o relançamento da rota direta SP-Casablanca, temos investido em iniciativas para fomentar o turismo bilateral. Em abril, organizamos uma famtrip com agentes de viagem brasileiros, oferecendo uma imersão nas principais atrações do Marrocos. Em junho, levamos influenciadores e jornalistas, com o objetivo de ampliar a visibilidade do destino junto ao público brasileiro”, explica Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc para a América Latina.
Com voos diretos ligando São Paulo à cidade de Casablanca, a Royal Air Maroc também tem olhado para o Brasil como destino. A companhia, em conjunto com a Embratur, tem promovido visitas com agentes de viagem europeus, especialmente da Espanha e Portugal, focando em roteiros por São Paulo e litoral paulista.

“Nossos voos diretos entre Brasil e Marrocos — e de lá para diversos destinos — são uma oportunidade de estreitar vínculos históricos, econômicos e culturais e de ampliar as conexões para turismo e negócios”, destaca Othman.
Leia também
A retomada da ligação aérea entre São Paulo e Casablanca, em dezembro de 2024, marcou a volta oficial da operação da companhia no país. “Mesmo durante o período em que os voos estavam suspensos, mantivemos nosso escritório daqui aberto, e seguimos próximos do trade. O retorno foi recebido com entusiasmo pelos agentes de viagem e pelo mercado”, completa o executivo.
Brasil x Marrocos

Entre os convidados da última press trip estavam criadores dos canais Viaje Sem Limites, Destinos Imperdíveis, Viajando Sem Parar, Guia Viajar Melhor e O Que Saber Antes de Ir, além de veículos de imprensa.
“Essa foi minha primeira vez no Marrocos e o país me surpreendeu em todos os sentidos”, conta Andy Spinelli, fundador do canal Destinos Imperdíveis. “Mesmo com apenas um dia em cada cidade — Casablanca, Rabat e Marrakesh — fiquei impressionado com o contraste entre tradição e modernidade. A gastronomia também me marcou muito: restaurantes acolhedores, sabores intensos e experiências em casas históricas. Voltei já pensando em uma próxima viagem para conhecer Fez, Chefchaouen e, claro, o Deserto do Saara.”
“Foi uma experiência completamente diferente das minhas viagens solo”, diz Nataly Castro, do Viaje Sem Limites, que está dando a volta ao mundo. “Ter um roteiro estruturado, com guias locais e o suporte da Royal Air Maroc, fez toda a diferença. Me permitiu viver a cultura de forma mais leve e ainda compartilhar isso com um grupo inspirador de criadores. Marrocos me conquistou — e definitivamente entrou na lista de destinos para revisitar.”



*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA