
A Royal Air Maroc marcou presença nas comemorações do Dia da África no Brasil, realizadas ao longo do mês de maio pelo Corpo Diplomático Africano. A companhia aérea marroquina é uma das patrocinadoras oficiais da celebração, que teve como ponto alto a marcha cultural Passos pela África, no sábado (25), no Parque da Cidade, em Brasília. O evento reuniu representantes de diversos países africanos em uma data que celebra a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 1963 — marco simbólico da luta dos países do continente por independência e integração.
O apoio da companhia reforça o papel estratégico que a Royal Air Maroc vem assumindo na conexão entre o Brasil e a África, em especial após o retorno do voo direto entre Casablanca e São Paulo, em dezembro de 2024. Atualmente, a rota é operada três vezes por semana com a aeronave Dreamliner 787-900, a mais moderna da frota da empresa.
“A Royal Air Maroc vive um momento decisivo de crescimento, em que deixamos de ser uma companhia nacional para atuar como transnacional, conectando o Sul Global ao mundo”, afirmou Othman Baba, diretor regional da Royal Air Maroc na América do Sul. “Nossos voos diretos entre Brasil e Marrocos e, de lá, para diversos destinos, são uma oportunidade de estreitar vínculos históricos, econômicos e culturais e de ampliar as conexões para turismo e negócios. Portanto, apoiar o Dia da África é parte natural desse movimento de aproximação entre continentes que, juntos, podem construir uma história de cooperação e crescimento.”
Mais do que uma data simbólica, o Dia da África — celebrado oficialmente desde 1972 pela ONU — também reforça valores como inclusão, desenvolvimento sustentável, união política panafricanista, democracia e respeito aos direitos humanos. Temas que, segundo a companhia, estão no centro de sua atuação como vetor de integração multicultural e econômica entre o continente africano e o Brasil.