Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata: Demanda cresce em 6,5% em janeiro, melhor desempenho em seis meses

A demanda de passageiros começou 2019 com resultados positivos

A demanda de passageiros começou 2019 com resultados positivos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) publicou estatísticas mensais sobre o tráfego mundial de passageiros para janeiro de 2019. O número de passageiros por quilômetro transportado (RPK) aumentou em 6,5% em relação a janeiro de 2018, melhor desempenho em seis meses. A capacidade, medida em assentos por quilômetro oferecido (ASK), por sua vez, cresceu 6,4%, e a taxa de ocupação subiu 0,1 p.p, para 79,6%.

“2019 começou com uma nota positiva com um crescimento saudável no setor de passageiros, em linha com a tendência de 10 anos. No entanto, o setor enfrenta um quadro heterogêneo, como o enfraquecimento da confiança empresarial nas economias desenvolvidas e um quadro mais sutil das economias em desenvolvimento “, disse Alexandre de Juniac, CEO da Iata.

A demanda internacional de passageiros aumentou 6% em janeiro de 2019 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, representando um aumento interanual de 5,3% em relação a dezembro de 2018. Todas as regiões registraram crescimento, com a Europa na liderança pelo quarto mês consecutivo. A capacidade aumentou 5,8% e a taxa de ocupação aumentou 0,2 p.p, para 79,8%.

Na América Latina, os RPKs internacionais aumentaram 5,8% ano a ano. Apesar do enfraquecimento em janeiro ante 6,1% registrado em dezembro, os volumes dessazonalizados mostram aceleração nos últimos meses. A capacidade ampliada em 6,7% e a taxa de ocupação diminuíram 0,7 p.p, para 82,8%, liderando o setor.

O tráfego doméstico acelerou 7,3% ano a ano em janeiro de 2019, o melhor desempenho desde agosto de 2018 e acima de 5,6% em dezembro. Todos os mercados registraram crescimento. China, Índia e Rússia experimentaram aumentos anuais de dois dígitos. A capacidade doméstica aumentou 7,5% e a taxa de ocupação caiu 0,1 pontos percentuais, para 79,3%.

Receba nossas newsletters