Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Ryanair aceita e IAG concluirá aquisição da Aer Lingus por € 1,4 bi

IAG e Ryanair já estão acordados sobre a venda da Aer Lingus

IAG e Ryanair já estão acordados sobre a venda da Aer Lingus


Está decidido! A administração da companhia aérea irlandesa low-cost Ryanair resolveu aceitar a proposta de compra por parte do Grupo IAG (International Airline Group), formado pela British Airways, Iberia e Vueling, para a aquisição de 29,8% das ações da Aer Lingus.

“Acreditamos que a oferta da IAG pela Aer Lingus é razoável no atual mercado e devemos aceitá-la, no melhor interesse dos acionistas da Ryanair. O preço sugerido trará um pequeno lucro sobre o investimento que a Ryanair fez ao longo dos últimos nove anos”, disse em comunicado o presidente executivo da companhia, Micheal O’Leary.

Governo Irlandês também aceitou a proposta

A decisão de vender a participação na Aer Lingus, que já se encontrava à venda desde maio de 2012, foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração da Ryanair. A assembléia geral de acionistas acontece no dia 16 de julho para formalizar a deliberação. A oferta do IAG ainda está sujeita à aprovação regulatória pelas autoridades da concorrência europeias.

O International Airline Group (IAG), já tinha se oferecido em realizar algumas concessões na tentativa de conseguir a aprovação regulamentar da União Europeia para adquirir uma participação de 25% da áerea irlandesa Aer Lingus, que pertence atualmente ao governo irlandês. E conseguiu! Depois, passou a pressionar a Ryanair para vender sua participação, embora a aérea contestasse bravamente esta possível opção. Caso contrário, tornaria-se inviável para o grupo IAG finalizar e formalizar a compra da aérea irlandesa por € 1,4 bilhão.

O IAG tem o interesse de expandir os serviços transatlânticos e bem lucrativos através do Aeroporto de Dublin, na Irlanda, onde ainda é possível encontrar slots e uma capacidade de voos ainda não utilizada, ao contrário do Heathrow, hub da British Airways em Londres que já está totalmente “entupido” de chegadas e partidas​.

Aer Lingus na Oneworld

o CEO Willie Walsh prevê que a possível entrada da Aer Lingus no grupo IAG, pode agitar o mercado de
rotas transatlânticas operadas por grandes empresas norte-americanas,
europeias e asiáticas. A aquisição da Aer Lingus pela IAG pode mudar as coisas, já
que uma possível entrada da aérea irlandesa na Oneworld alliance não
está descartada.

Embora a Aer Lingus não seja membro de
nenhuma grande aliança global no mundo da aviação, como Skyteam,
Oneworld e Star Alliance, a parceria atual estabelecida com a United faz
com que membros da MileagePLus possa ganhar milhas por viajar em
qualquer voo da empresa irlandesa. E não para por aí. A Aer Lingus
também possui uma forte parceria com a JetBlue, que permite conexões via
Nova York e Boston com o single-ticketing (bilhete único).

Receba nossas newsletters