Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Salvador Bahia Airport realiza ações de valorização da cultura afro

Exposição Afroconexão

Aeroporto lançou a Exposição “Afroconexão”

O Salvador Bahia Airport, durante o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20), prepara diversas ações focadas na representatividade e a valorização da cultura afro. Além de reforçar o Novembro Negro – considerado um dos principais movimentos relacionados à valorização da diversidade no Brasil, as iniciativas fazem parte dos esforços do Aeroporto para a promoção da igualdade de oportunidades.

Além de ter um Comitê permanente para debater e implantar medidas em prol da diversidade, o Aeroporto de Salvador é signatário do Selo Diversidade Étnico – Racial, concedido pela Secretaria da Reparação da Prefeitura Municipal de Salvador a organizações que desenvolvem ações para promoção da igualdade racial.

“A construção de uma sociedade justa perpassa por diversas esferas, uma delas é considerar e colocar nos assuntos diários as questões étnico-raciais, ainda mais estando em Salvador, a capital mais afrocentrada do Brasil. É de extrema importância que a gente crie espaços para discutir o tema, a fim de chamar atenção para os processos discriminatórios que não podem mais ser praticados, além de valorizar a cultura de matriz africana. Não se pode seguir sem considerar a formação identitária da capital da Bahia”, frisou Daniela Franco, gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport.

O aeroporto firmou parceria com a Afro TV e no dia 27 de novembro contará com a divulgação de mini vídeos sobre turismo afro na Bahia. Uma prévia deste tema ocorreu, no dia 18, em uma live promovida pelo Aeroporto em parceria com a AFRO.TV sobre “o caminho para tornar a Bahia o maior destino negro da América Latina.”

Já no terminal de passageiros, o aeroporto lançou a Exposição “Afroconexão”. Localizada em frente à Praça de Alimentação, a mostra traz o trabalho dos fotógrafos Hugo Martins e Regiane Rios, que retrataram em imagens símbolos da cultura afro que permeiam a cidade e o cotidiano das pessoas na Bahia. Além de fortalecer o protagonismo negro, a ação busca proporcionar uma experiência artística e educativa às pessoas que passam no terminal de passageiros.

As fotografias ficarão expostas no terminal de passageiros até meados de dezembro. Ao final da exposição, as imagens serão entregues às pessoas fotografadas como contrapartida social. O objetivo dos profissionais, que trabalham com fotografia humanizada, é ressignificar imagens de pessoas negras para elas mesmas.

Receba nossas newsletters