Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Salvador Bahia Airport registra importantes avanços em sustentabilidade

o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país e vem se destacando por seus avanços na área de sustentabilidade

O Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país e vem se destacando por seus avanços na área de sustentabilidade

No dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, para chamar atenção sobre a importância de preservação ambiental. Na capital baiana, um exemplo nesse sentido é o Salvador Bahia Airport, que tem se destacado por seus avanços na área de sustentabilidade em um curto período de tempo. Já no primeiro ano da sua integração à rede Vinci Airports, conquistas importantes foram alcançadas, como a obtenção do primeiro nível de certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI), que avalia e reconhece os esforços de redução de gases de efeito estufa gerados pelos aeroportos.

Em mais um exemplo do seu compromisso ambiental, o Aeroporto aumentou em 34% o seu índice de reciclagem. Está em fase de ajustes finais a sua nova Central de Resíduos, que terá capacidade para processar de forma mais moderna e eficiente cerca de 3 mil toneladas de resíduos por ano. A expectativa é alcançar o índice de 50% de reciclagem ainda em 2019 e chegar a 100% em 2020.

No ano passado, foi instalada uma Estação de Tratamento de Efluentes, com 99,5% de eficiência, que permitiu adotar no Terminal o reuso de água. Atualmente, este recurso é aproveitado nas obras em curso no Aeroporto, jardinagem e resfriamento de asfalto. A partir do segundo semestre, o sistema de reuso incluirá também vasos sanitários, atividades dos bombeiros e torres de resfriamento.

As ações não param por aí, o Salvador Bahia Airport já substituiu mais de 1100 lâmpadas convencionais por Led, reduzindo cerca de 66% do consumo energético com iluminação, além de terem sido instalado novos elevadores e escadas rolantes mais eficientes. Em paralelo a isso, está sendo estudada a implantação de uma usina solar de até 5MW, ainda este ano, capaz de suprir a necessidade energética do novo Terminal e píer que estão em construção.

Em mais uma frente de atuação ambiental, o trabalho realizado no gerenciamento de risco de fauna em 2018 resultou na redução de 75% no número de colisões de aves com danos às aeronaves em relação a 2017, o que torna o Aeroporto mais seguro e contribui para a preservação da biodiversidade local. Soma-se a isto, a obtenção de licença para manejo de fauna, que permite a captura de animais encontrados no sítio aeroportuário, encaminhamento para tratamento veterinário, identificação da espécie e posterior devolução à natureza.

“Temos um sólido compromisso com o desenvolvimento sustentável, que norteia todas as nossas ações. A responsabilidade ambiental é um valor no grupo Vinci, então procuramos investir em novas tecnologias, aprimorar nossos processos e engajar nossos colaboradores em prol da sustentabilidade”, pontuou Rodrigo Tavares, Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport.

Todas as ações em prol da sustentabilidade desenvolvidas no aeroporto da capital baiana estão alinhadas à Air Pact, estratégia ambiental global da rede Vinci Airports. A política estabelece como meta global a obtenção da certificação ACA por todos os aeroportos do grupo até 2020. Outros compromissos para esta mesma data são: redução da intensidade energética dos aeroportos em 20% (em comparação com 2013), a realização do diagnóstico de risco da biodiversidade e a obtenção da certificação ISO 14001, que reconhece empresas com metas e processos estabelecidos visando maior performance ambiental e melhoria contínua.

 

Receba nossas newsletters