Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Santos Dumont terá segurança operacional reforçada após concessão

Sdu 3

O aeroporto vai a leilão na próxima rodada de concessões organizada pelo governo federal, prevista para acontecer entre maio e junho de 2022

Tema de audiência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, realizada nesta quinta-feira (15), a concessão do aeroporto Santos Dumont à iniciativa privada vai reforçar as medidas de segurança operacional do terminal. O aeroporto vai a leilão na próxima rodada de concessões organizada pelo governo federal, prevista para acontecer entre maio e junho de 2022. Esta etapa é a mais aguardada pelo mercado, por ter aeroportos do eixo Rio-Minas Gerais.

“A reunião foi muito importante para sabermos como pensam as autoridades federais do setor e para termos esclarecimentos acerca do cronograma para o certame da concessão. E também para expressar as preocupações do turismo do Rio de Janeiro, com perdas de fluxo aéreo provocadas pela competição dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont. É preciso compatibilizar as vocações de ambos”, afirmou o deputado federal Otavio Leite, ex-secretário de Turismo do Estado do Rio.

Sobre a possibilidade de transferência dos voos internacionais do Galeão para o Santos Dumont, após concluído o leilão, Ronei Glanzmann, secretário nacional de aviação Civil, ponderou que os passageiros deverão ser ouvidos

Sobre a possibilidade de transferência dos voos internacionais do Galeão para o Santos Dumont, após concluído o leilão, Ronei Glanzmann, secretário nacional de aviação Civil, ponderou que os passageiros deverão ser ouvidos. “O Rio está buscando um caminho para seus problemas, para suas dificuldades, mas temos que atuar dentro dessas balizas fundamentais, como a livre iniciativa, a livre concorrência, um mercado dinâmico”, apontou.

Nos próximos anos, após o leilão, o aeroporto passará por reforços de segurança, dando continuidade a medidas que fazem parte do processo de certificação operacional, já iniciado na atual gestão da Infraero.

“A Infraero tem feito investimentos, como a remoção da faixa preparada, melhorias de sinalização, recapeamento da pista, diversas intervenções para melhorar a segurança operacional do fluxo de 10 milhões de passageiros que o Santos Dumont recebe por ano”, afirmou Tiago Sousa Pereira, diretor da Anac.

Também participaram da reunião o deputado Bacelar (Podemos/ BA), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o diretor de finanças e novos negócios da Infraero, Thiago Pedroso, o secretário de Transporte do Rio, Delmo Pinho, e de Turismo, Gustavo Tutuca, e o deputado federal Odair Cunha (PT-MG).

Receba nossas newsletters