Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Senacon pretende estabelecer agenda permanente de encontros com setor aéreo

WhatsApp Image 2023 04 20 at 15.23.22 e1682020960264 Senacon pretende estabelecer agenda permanente de encontros com setor aéreo

Encontro de Abear e Senacon (Divulgação/Abear)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e suas associadas Gol e Latam, além da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), estiveram com o secretário da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wadih Damous, e com o diretor do Departamento de Proteção do Consumidor da Senacon, Ricardo Blattes.

A Senacon pretende estabelecer uma agenda permanente de encontros com o setor aéreo, buscando soluções para os casos mais recorrentes de manifestações de passageiros no Consumidor.gov, plataforma acompanhada pelo Governo Federal.

“Estamos sistematizando e buscando exemplos práticos do que os passageiros mais sinalizam na ferramenta. Queremos ter uma conversa permanente com as aéreas, e estamos de acordo com o enfrentamento de temas que foram destacados, como a excessiva judicialização e o caso dos passageiros indisciplinados”, afirmou o secretário Damous.

Ao apresentar a agenda do setor aéreo e os indicadores das empresas no Consumidor.gov, a diretora de Relações Institucionais da Abear, Jurema Monteiro, relembrou que as empresas aéreas foram um dos primeiros setores a aderir à plataforma, e que recentemente apresentaram melhora em todos os índices no 4º tri de 2022. Além disso, a executiva ressaltou a importância de uma atuação conjunta em prol da desativação dos chamados ‘sites abutres.

Novos encontros serão realizados com a participação das associações, das aéreas e de órgãos que atuam no tema do consumidor, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Participaram da agenda a gerente de Assuntos Regulatórios da Latam, Tatiane Viana, a gerente de Contencioso da Gol, Luana Zucchini, e o diretor de Relações Institucionais da Iata no Brasil, Marcelo Pedroso.

Receba nossas newsletters