Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Setor aéreo brasileiro bate recorde histórico com mais de 8 milhões de passageiros em agosto

Eric Ribeiro Aeroporto Santos Dumond 16 Setor aéreo brasileiro bate recorde histórico com mais de 8 milhões de passageiros em agosto

A ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro segue líder em número de pessoas transportadas, seguida das ligações São Paulo-Brasília e Salvador-Guarulhos (Eric Ribeiro/M&E)

O setor aéreo brasileiro registrou um recorde histórico em agosto. Mais de 8,2 milhões de passageiros voaram pelo país no período, o melhor mês desde 2000, quando a Anac iniciou a realização do levantamento. O resultado também é 4,34% maior do que 2019, antes da pandemia. No acumulado de 2023, a quantidade de viajantes no mercado doméstico de aviação chegou a 60,5 milhões, uma alta de 14,1% na comparação com oito primeiros meses de 2022.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o recorde e destacou a importância do setor aéreo para o turismo brasileiro. “A aviação desempenha um papel crucial ao aproximar destinos, conectar culturas e tornar o Brasil acessível a todos. Além disso, a boa recuperação que o setor vem registrando não apenas impulsiona o turismo, mas também gera empregos e estimula a economia, fortalecendo a visão do Brasil como um destino turístico de destaque”, disse.

No levantamento da Anac, Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e o de Brasília (DF), que responderam por mais de 33% de todo o fluxo verificado no período. Logo após aparecem os terminais do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ); Confins, em Belo Horizonte (MG), e Salvador (BA), que centralizaram pouco mais de 20% do montante de passageiros. A ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro segue líder em número de pessoas transportadas, seguida das ligações São Paulo-Brasília e Salvador-Guarulhos.

Receba nossas newsletters