Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Setor aéreo teve retração em junho, segundo Abear

Adalberto Felibiano, consultor técnico da Abear

Adalberto Felibiano, consultor técnico da Abear


As companhias aéreas representadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)  – Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip –  experimentaram o primeiro mês de retração em número de passageiros desde  fevereiro. Em junho o número de passageiros transportados teve uma queda de 2,54% em relação ao mês anterior, totalizando 6,4 milhões, contra 6,4 milhões em maio.

“Este foi um mês neutro”, declarou Adalberto Felibiano, consultor técnico da entidade. “O principal fato que nos surpreendeu e que foge do padrão é a queda no número de passageiros, algo que não acontece desde fevereiro”, complementou o executivo.

Felibiano lembrou que o fato de junho ter um dia a menos do que ajuda a explicar este decréscimo, uma vez que um dia corresponde a cerca de 3% da oferta de um mês. “Mesmo assim, junho costuma ser um bom mês para o setor, especialmente em comparação com abril e maio, que historicamente costumam ser os piores do ano.

O mês de junho apresentou ainda uma oferta 2,76% do que no mês anterior. O mesmo tempo, a demanda cresceu 0,95%. Na opinião de Felibiano, isso sinaliza que o setor vai continuar crescendo. Os associados à Abear ofereceram um total de 9,1 bilhões de ASKs e registraram 7 bilhões de RPKs. A taxa de ocupação no período foi de 74,05%

No mercado nacional, a Tam continua na liderança com 40% de participação, seguida pela Gol, com 36,3% e pela Azul/Trip, com 16,8%. Por fim, vem a Avianca, com 7%.

Internacional –
O mercado internacional teve uma queda maior. No mês passado a oferta foi reduzida em 3,29% enquanto a demanda diminuiu em 5,36%. O número de passageiros embarcados foi 1,66% menor. “Este resultado é reflexo do impacto da taxa de câmbio”, acredita Felibiano.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.