SÃO PAULO – A SkyTeam, uma das principais alianças aéreas, formada por 22 companhias ao redor do mundo, promoveu nesta quarta-feira (5), no restaurante Purana.Co, na capital paulista, um encontro com parceiros para divulgar práticas e rotas sustentáveis, bem como a premiação que contemplará uma das companhias associadas pelas melhores práticas no segmento como parte do “Desafio do voo mais sustentável 2023”. O evento ocorrerá em Xangai, na China.
Veja a galeria de fotos abaixo
“A ideia é pensar a sustentabilidade, mas num escopo mais macro, porque muito se fala sobre, mas pouco realmente se coloca em prática e com a ação, ganha a companhia, o passageiro e o meio ambiente. No último ano, mais de 700 boas práticas foram realizadas e uma das premissas da premiação é que haja o compartilhamento entre as companhias da SkyTeam”, pontuou Sonaira Polimeno, executiva de Contas das Aerolineas Argentinas e representante da SkyTeam.
Desafio SkyTeam 2023
O desafio é focado em três pilares: passageiros, companhia e o ambiente, e está dividido em três categorias: voos de curta distância (menos de 1.500 km); médio curso (5.500-3.000 km); e longo curso (5.000-10.000 km) em rotas já existentes. “A preocupação ambiental é um assunto latente, é o futuro! Talvez a geração dos meus pais não tenha tido essa preocupação, mas a geração atual e as gerações do futuro têm”, observa.
Além da ações que podem ser feitas a bordo, também são consideradas as iniciativas em terra, seja por meio da redução de papelaria por meio do web check-in, uso de transporte compartilhado para chegar até o aeroporto ou de veículos elétricos.
No desafio, os participantes serão avaliados em todas as categorias. Haverá prêmios para quem promover “Maior redução de CO2”; “Emissões de CO2 mais baixas”; “Emissões de CO2” mais baixas nas operações em terra”; “Melhor gestão de resíduos a bordo (reciclagem)”; Prêmio de Contribuição para o desafio”; “Melhor Inovação”; e “Melhor colaboração”.
“A Skyteam tem um pilar muito forte com a inovação e tecnologia e estamos também focados na sustentabilidade. Em 2022, fizemos o primeiro desafio, com 16 associadas fazendo parte, cujo objetivo era apresentar sugestões e soluções sustentáveis para serem colocadas em prática, e nestes anos, temos adesão de todas”, enfatiza Sonaira.
Já no que tange às boas práticas, alguns exemplos são zerar a produção de carbono em seus voos; ter uma frota mais moderna e especialmente mais eficientes em termos de combustível; o uso do combustível sustentável para a aviação (SAF); veículos elétricos utilizados para o carregamento, arraste e reboque da aeronave.
A bordo, os exemplos seguem com kits de amenidades feitos manualmente por artesãos; roupas de cama recicladas; e utensílios de serviço reutilizáveis. Já para os passageiros, também são considerados o check-in on-line e a diminuição do peso das bagagens.
Confira o vídeo neste link.
Case de sucesso no Brasil
Por meio da ação Bike House KLM e com a meta de atingir 150 mil quilômetros pedalados e 6 mil árvores plantadas na Amazônia, a KLM promoveu a ação em agosto de 2022, com a participação de 1.257 pessoas, e 5.687 atividades registradas, além de 179.270 quilômetros pedalados, superando a meta.
Ao longo do período da campanha, a companhia aérea promoveu 16 eventos privados com 600 convidados do trade, parceiros, imprensa, influenciadores, clientes e colaboradores. Vale ressaltar, que para uma árvore ser plantado, 25 quilômetros pedalados eram necessários. A campanha foi premiada pela companhia aérea na Holanda, onde fica a sede. ”Para nós, esse projeto é um orgulho e satisfação”, compartilha Helen Assis, executiva da KLM.
Membros SkyTeam
Sete das 22 companhias possuem escritório no Brasil. Confira quem faz parte da aliança:
- Aerolíneas Argentinas;
- Aeromexico;
- Air Europa;
- Air France;
- China Airlines;
- China Eastern;
- Czech Airlines;
- Delta Air Lines;
- Garuda Indonesia;
- ITA Airways;
- Kenya Airways;
- KLM;
- Korean Air;
- Middle East Airlines;
- Saudia;
- Tarom;
- Vietnam Airlines;
- Virgin Atlantic;
- XiamenAir
GALERIA:
Fotos: Eric Ribeiro/M&E