Câmbio:

Idiomas:

SNA manifesta preocupação com as falhas no voo Recife-Madri e requer providências da Anac

download 1 SNA manifesta preocupação com as falhas no voo Recife-Madri e requer providências da Anac
O voo marcava o início da nova rota direta entre Recife e a capital espanhola (Divulgação)

O Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA) manifesta sua preocupação diante das recentes falhas técnicas observadas nos aviões da euroAtlantic, operando a rota Recife-Madri para a Azul Linhas Aéreas. Nos últimos dias houve dois incidentes envolvendo uma aeronave da companhia aérea portuguesa, contratada para operar voos internacionais em regime de wet leasing.

Em ambas as vezes, a aeronave decolou mas teve de retornar ao aeroporto de origem em razão de falhas técnicas, o que confirma as preocupações que o sindicato já havia levado à Justiça Federal, através de uma ação contra a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Azul e a euroAtlantic.

Diante disso, o SNA oficiou novamente a Anac exigindo providências imediatas, entre as quais, a reavaliação urgente das autorizações concedidas a essas operações e a adoção de medidas rigorosas de fiscalização, a fim de proteger passageiros e tripulantes.

“Nos últimos dias, dois incidentes envolvendo uma aeronave da companhia portuguesa Euro-Atlantic, contratada pela Azul para operar voos internacionais em regime de wet leasing reacenderam um alerta importante sobre os riscos dessa prática no setor aéreo brasileiro. Esses eventos confirmam a preocupação que o SNA já havia levado à Justiça Federal por meio de uma ação civil pública contra a Anac, a Azul e a própria Euro-Atlantic”, explica o presidente da SNA, Tiago Rosa.

E completa: “Na ação protocolada em maio deste ano, denunciamos a autorização concedida pela agência para operações com aeronaves e tripulações estrangeiras, apontando sérias violações à lei do aeronauta, ao código brasileiro de aeronáutica e à Constituição Federal”.

Tópicos relacionados