SÃO PAULO – Na noite desta quarta-feira (23), a South African Airways (SAA) reuniu diversos parceiros para celebrar seu destino. O interesse do mercado brasileiro pela África do Sul tem sido cada vez maior desde que a companhia retomou suas operações entre os países dois anos atrás. A expectativa com um possível aumento de frequências semanais é de quebra de recorde de visitantes em 2025.
No ano passado o número de visitantes foi superado em quase 100%. E para este ano, um novo recorde: a expectativa é chegar à marca de 70 mil visitantes no país.
Veja fotos abaixo
“É uma das coisas que mais precisávamos para a promoção do turismo”, comemorou Tati Isler, representante de turismo da África do Sul, com a possibilidade da SAA operar todos os dias da semana no 2º semestre.
Expectativa X Competitividade
O mercado está aquecido. A procura tem aumentado nas agências de viagem, sem contar no ótimo custo-benefício. Mas ainda há desafios. Segundo Tati Isler, o brasileiro ainda é muito fascinado pela Europa e Estados Unidos: “É uma vontade ancestral de ir para países, entre aspas, desenvolvidos, onde há descendentes. O Brasil tem uma colonização europeia muito grande, mas está mudando muito. A África do Sul é um destino que tem um tipo de experiência que não se compara com nada”.
“O brasileiro ainda não tem ideia de quão sofisticada é a estrutura de turismo da África do Sul.”
Riquezas desconhecidas
“Nós costumamos falar que é um mundo dentro de um país. Uma variedade de experiências. Quando as pessoas falam em África do Sul, tendem a pensar que é somente safári, mas vai muito mais além”, enfatizou Marcelo Marques, gerente de relacionamento do turismo da África do Sul.
O país oferece, entre muitos atrativos, muito do que o brasileiro gosta: belas praias, ótima gastronomia, paisagens exuberantes, vinícolas e passeios diferenciados. “Nós tentamos ao máximo promover, mas nem todos os brasileiros sabem disso, infelizmente”, disse Diogo Caldeia, gerente de relações com a mídia do turismo da África do Sul. “É importante mencionar que a moeda é muito favorável, um pouco parecido com o Brasil para menos, o que realmente já um atrativo importante”.
“É um destino muito completo. Você tem de tudo na África do Sul e tudo de qualidade. As pessoas quando vão para lá nunca imaginam o que vão encontrar. Você tem desde museus, hotéis de luxo maravilhosos, alta gastronomia, vinhedos maravilhosos para você ter uma experiência perfeita”, complementou Christina Kler, diretora da Boarding Gate.
GALERIA
(Beatriz do Vale/M&E)