Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Suécia terá a primeira torre de controle remota de aeronaves; entenda

Controladores estarão a 160km de distância do aeroporto que estarão operando

Controladores estarão a 160km de distância do aeroporto que estarão operando


Imagina controlar o tráfego de um aeroporto numa torre de controle que está a mais de 160km de distância das pistas de pouso e decolagem? Isto é o que a Suécia pretende fazer já a partir do ano que vem, país que está indo longe demais quando o assunto é tecnologia da aviação. Seria, portanto, a criação da primeira torre de controle remoto do mundo, que estaria localizada na cidade de Sundsvall, cerca de 160km ao sul do aeroporto localizado em Ornskoldsvik, conhecido como Örnsköldsvik Airport.

O conceito, que já vem sendo testado no próprio país de origem, tem como objetivo principal estar a serviço de pequenos e remotos aeroportos, da mesma forma em que tenta incrementar a eficiência e segurança de hubs localizados em grandes centros urbanos, locais onde o espaço aéreo, geralmente, estão “congestionados” de aeronaves. O novo sistema digital composto por câmeras de vídeo, antenas, sensores e microfones permite qualquer controlador de tráfego trabalhar a centenas de quilômetros do aeroporto atuante.

Agora, a próxima missão dos desenvolvedores da mais nova torre de controle remoto de aeronaves é prezar pela segurança. Para proteger todo o elaborado sistema de hackers, os dados das câmeras de controle chegam a Torre de Controle Remota em Sundsvall através de cabos de fibra óptica que possuem hardware e software dedicados. Os desenvolvedores também optaram por usar um sistema especial de algortimo para garanti que as imagens não sejam adulteradas durante a transmissão.

Com infomações do NY Times

Receba nossas newsletters