Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

TAP registra prejuízo de € 700 milhões no ano

tap a321 sedetur alagoas

Resultado reflete impacto direto da pandemia.

A TAP chegou a um prejuízo de  700,6 milhões de euros nos nove primeiros meses de 2020. O valor é muito superior aos 110,8 milhões de euros prejuízo registrados no mesmo período de 2019, refletindo o impacto direto da pandemia de Covid-19. Somente no terceiro trimestre esse prejuízo foi de 118,7 milhões de euros. Os dados são de um documento enviado pela companhia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal (CMVM).

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), os prejuízos da TAP atingiram os 172,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, resultado que contrasta com os lucros de 388,7 milhões de euros registados em igual período de 2019.

Já os resultados operacionais da companhia registaram, nos primeiros três trimestres deste ano, um prejuízo de 610,2 milhões de euros, uma variação negativa de 653,8 milhões de euros na comparação com o lucro de 43,6 milhões de euros no mesmo período de 2019.

“O terceiro trimestre de 2020 iniciou-se como uma recuperação na procura, mas essa tendência foi revertida em meados de agosto, na sequência das novas restrições à mobilidade impostas nos vários países e destinos em que a TAP opera”, diz o comunicado enviado nesta segunda-feira (30) à CMVM.

A companhia destaca que os pagamentos associados ao ‘leasing’ operacional de aeronaves caíram 43%, quando comparados com 2019. Com isso, a TAPe espera uma economia de cerca de 146,4 milhões de euros em 2020 como ‘leasing’ operacional de aviões.

Os custos operacionais caíram 41% no final de setembro face ao mesmo período do ano passado, com destaque para a redução de 59% no terceiro trimestre.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.