A taxa global de bagagem extraviada aumentou 24% em 2021, com 4,35 malas extraviadas a cada mil passageiros, de acordo o estudo Sita Baggage IT Insights 2022, publicado nesta terça-feira (25). O relatório mostra que o tráfego de passageiros evoluiu desde 2020, impulsionado por viagens domésticas, mas a retomada de voos internacionais e de longa distância está contribuindo para um aumento no manuseio incorreto.
As malas em conexão continuam sendo responsáveis pela maioria das peças extraviadas. Um aumento nos voos de longo curso, com conexões, em 2021 elevou o nível das malas atrasadas em conexões em 41%, o que representa um aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2020.
Já a taxa de manuseio incorreto em nível global nas rotas internacionais é de 8,7 a cada mil passageiros, mas apenas 1,85 nas rotas domésticas Em nível global, a probabilidade de manuseio incorreto de uma mala é cerca de 4,7 vezes maior nas rotas internacionais na comparação com as rotas domésticas.
As malas atrasadas representaram 71% de todas as malas extraviadas em 2021 – um aumento de 2 pontos em relação a 2020. Ao mesmo tempo, o número de malas perdidas e roubadas aumentou ligeiramente para 6%, enquanto as danificadas e furtadas diminuíram para 23%.
Digitalização e autoatendimento podem ser aliadas da solução
Companhias aéreas, manipuladores em terra e aeroportos reduziram o tamanho para manter a viabilidade durante a pandemia, o que impactou os recursos e a experiência dedicados ao gerenciamento de bagagens. Não resolvido, esse desafio pode fazer com que a taxa de manuseio incorreto continue aumentando e se torne muito maior do que era antes da pandemia.
“A indústria agora precisa fazer mais com menos. À medida que saímos da pandemia, o foco de nossos clientes continua sendo o gerenciamento seguro do transporte de bagagem de passageiros de ponta a ponta, mas agora eles também devem reduzir o custo total e o treinamento necessário. Há uma pressão significativa para aumentar a eficiência operacional, o que está acelerando a digitalização”, afirmou David Lavorel, CEO da Sita.
Em 2021, o investimento em iniciativas de autoatendimento continuou aumentando. A grande maioria dos aeroportos e quase todas as companhias aéreas estão priorizando as opções de etiquetagem de bagagem sem contato que dependem de quiosques e dispositivos móveis dos passageiros.
A implementação do despacho de bagagem sem assistência está aumentando, com 90% das companhias aéreas e três quartos dos aeroportos planejando disponibilizar o despacho de bagagem sem assistência sem toque até 2024.