Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Feiras e Eventos / Tecnologia

Tecnologia e setor aeroespacial marcam participação da Anac no Brazil Air Show

Superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato

Superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato

Encerrando sua participação no International Brazil Air Show (IBAS) 2019, que ocorreu entre 11 e 13 de setembro no Aeroporto de Guarulhos (SP), representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estiveram presentes em painéis de discussão sobre o futuro e desenvolvimento da aviação brasileira, inovações tecnológicas no setor aeroespacial, tecnologia da informação e mercado de drones, além dos impactos do transporte no meio ambiente.

No primeiro painel do dia, intitulado “Perspectiva econômica: o mercado aeroespacial Brasileiro no contexto internacional”, o superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato, falou sobre práticas e melhores entendimentos de certificação de produtos aeronáuticos e como os acordos internacionais são relevantes nesse processo. “Os acordos bilaterais revelam redução efetiva de retrabalho nas certificações, pois um produto certificado na origem não necessariamente precisa ser certificado novamente”, disse.

Segundo Honorato, considerando o tema do IBAS 2019 – “Conectividade e Inovação para o fortalecimento do transporte aéreo na América Latina” –, a regulação da aviação civil pode ser considerada antiga. Contudo, na visão dele, a era da tecnologia permite aos órgãos reguladores de aviação trabalharem com mais eficiência, dados os avanços tecnológicos mundiais.

O superintendente também participou do painel de drones, que englobou temas como o mercado de drones no Brasil e as tecnologias de detenção de drones nos aeroportos. Honorato citou três premissas para a regulação dos equipamentos. “Existem pontos essenciais a serem observados no âmbito da regulação de drones no Brasil: a viabilização das operações; a minimização de ônus administrativos e, principalmente, burocráticos; e a permissão da evolução, seguindo o mesmo ritmo da evolução no setor”. Ainda nesse contexto, o superintendente da Anac citou a tecnologia como um fator facilitador regulatório.

Inovações tecnológicas

Considerando a constante transformação na era digital e como a evolução da tecnologia está impactando a aviação, o painel “Spotlight Inovagov: Inovações tecnológicas promovidas pelo setor público de aviação” abordou como o setor poderá acompanhar a evolução incorporando tecnologia a favor dos negócios e dos passageiros. O superintendente de Tecnologia da Informação da Anac, Gustavo Sanches, utilizou como exemplo o Blockchain para falar sobre o aumento da performance dos sistemas da Agência. Ele explicou que, com o Blockchain, cada informação gerada se interliga a outras, transformando um bloco de informações em um sistema.

Sanches reforçou que a tecnologia de Blockchain é uma forma nova de aplicar tecnologias já existentes em uma tecnologia única, consolidada. “O Blockchain une um grande volume de informações com disponibilidade e segurança da informação. É ganho e segurança para o passageiro, para o governo, para os aeroportos e para as companhias aéreas”, afirmou. O superintendente citou também a CHT digital como uma das inovações tecnológicas da Agência. “Não se trata apenas da troca de documento físico para o digital. A CHT digital é uma mudança de paradigma que gera redução de custos e mais agilidade nos procedimentos documentais”, explicou.

Receba nossas newsletters