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Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Tráfego aéreo de passageiros no Brasil vai mais do que dobrar até 2042, prevê Airbus

Aeroporto de Brasilia Credito Eric Ribeiro 05 Tráfego aéreo de passageiros no Brasil vai mais do que dobrar até 2042, prevê Airbus

Espera-se que o tráfego de passageiros na América Latina quase duplique nas próximas duas décadas – aumentando de 0,44 viagens anuais per capita em 2019 para 0,87 viagens anuais per capita em 2042 (Eric Ribeiro/M&E)

Um dos principais fabricantes de aeronave do mundo, a Airbus divulgou sua mais nova previsão atualizada para a aviação comercial em relação aos próximos 20 anos. Espera-se, por exemplo, que o tráfego de passageiros na América Latina quase duplique nas próximas duas décadas – aumentando de 0,44 viagens anuais per capita em 2019 para 0,87 viagens anuais per capita em 2042.

De acordo com o último Airbus Global Market Forecast (GMF), as taxas de viagem per capita quase duplicarão no México, enquanto na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, as taxas mais do que dobrarão. O aumento da tendência para voar na região como um todo é impulsionado pelo crescimento projetado da classe média de 400 milhões para 490 milhões de pessoas até 2042, representando 67% da população da América Latina e do Caribe.

De acordo com o último Airbus Global Market Forecast (GMF), as taxas de viagem per capita quase duplicarão no México, enquanto na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, as taxas mais do que dobrarão

O tráfego geral crescerá 2,2% nos próximos 20 anos, o equivalente a 2.390 novas aeronaves de passageiros e de cargas em duas décadas. Dessas 2.390 novas aeronaves, 190 serão widebodies e 2.200 serão de corredor único. Esse número representa 92%% das novas entregas na América Latina, o que tornará o mercado da região predominantemente de aeronaves de corredor único.

O estudo da Airbus para a América Latina também projeta um aumento do tráfego de passageiros de 3,5% ao ano, dobrando assim nos próximos 20 anos. O tráfego doméstico crescerá a uma taxa maior, de 3,8% ao ano, enquanto o tráfego intra-América Latina e Caribe crescerá 3,2%.

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Frota em serviço da América Latina quase dobrará das 1.440 aeronaves atualmente em serviço para 2.630 nas próximas duas décadas (Divulgação)

Com isso, a frota em serviço da América Latina quase dobrará das 1.440 aeronaves atualmente em serviço para 2.630 nas próximas duas décadas. Dessas, 240 aeronaves permanecerão, 1.200 apoiarão a substituição de aeronaves menos eficientes em termos de combustível e 1.190 aeronaves serão responsáveis pelo crescimento da demanda.

LOW-COST E CARGO – Além disso, a chegada das transportadoras de baixo custo (LCCs) tornou as viagens aéreas mais acessíveis, representando 50% do total de assentos oferecidos em nível doméstico na América Latina. O Brasil e o México apresentam as maiores entradas do modelo de LCC na região. Já o crescimento do e-commerce na América Latina levou ao aumento da demanda por serviços de carga aérea nas últimas duas décadas e que quase dobrará até 2042.

BACKLOG – A Airbus já vendeu mais de 1.150 aeronaves na América Latina e no Caribe. Mais de 750 estão em operação em toda a região, com mais de 520 na carteira de pedidos, representando uma participação de mercado de 58% das aeronaves de passageiros em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu 75% dos pedidos líquidos na região.

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