Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Tráfego de passageiros sobe 3,4% em outubro; Brasil supera média mundial

O tráfego aéreo de passageiros registrou crescimento de 3,4% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Apesar do incremento, o resultado apresenta uma desaceleração em relação ao mês de setembro, quando houve crescimento de 3,9%, fato decorrente do baixo desempenho dos mercados domésticos no mês. Os dados são da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Tráfego de passageiros por continente

Tráfego de passageiros por continente

A capacidade (ASKs) aumentou 2,2% em outubro e a taxa de ocupação aumentou 0,9 ponto percentual, atingindo 82%, um recorde para o mês de outubro. “O aumento do tráfego continua enfraquecido em comparação aos níveis históricos de crescimento de longo prazo, reflexo da atividade econômica moderada em alguns mercados importantes e da menor confiança nos negócios. Porém, o aumento no transporte de passageiros é uma boa notícia, e o setor continua realizando um trabalho excelente para maximizar a eficiência dos ativos, como mostra a taxa de ocupação recorde”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Brasil

Os resultados da IATA mostram a recuperação do mercado brasileiro após os efeitos da crise da Avianca Brasil, que reduziu a oferta em diversos destinos nacionais. O país foi responsável por 1,1% das viagens domésticas no mundo. A demanda cresceu mais que a média mundial, com um incremento de 3,9% na comparação com outubro de 2018, enquanto a oferta 0,7%. A taxa de ocupação cresceu 2,6%, ficando em 84%

Mercado internacional

A demanda internacional de passageiros aumentou 3,2% em outubro em relação a outubro de 2018, mantendo-se igual ao desempenho de setembro na comparação ano a ano. Com exceção da América Latina, todas as regiões registraram aumento, lideradas pelas companhias aéreas do Oriente Médio pela primeira vez desde junho de 2018. A capacidade aumentou 1,6% e a taxa de ocupação aumentou 1,3 pontos percentuais, atingindo 81%.

América Latina

As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 0,6% na demanda de outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse foi o desempenho mais fraco em nove anos e na comparação com o crescimento positivo de 0,9% em setembro. A deterioração das condições econômicas e a crescente agitação social e política em algumas das principais economias da região provavelmente contribuíram para esses resultados. A capacidade caiu 2,3% e a taxa de ocupação subiu 1,4 pontos percentuais, atingindo 81,4%.

Mercados domésticos

A demanda por viagens domésticas aumentou 3,6% em outubro em relação a outubro de 2018, mas foi menor que o crescimento anual de 5,1% registrado em setembro devido ao desempenho mais fraco nos Estados Unidos e na China, os maiores mercados em termos de viagens domésticas. A capacidade aumentou 3,4% e a taxa de ocupação aumentou 0,2 ponto percentual, atingindo 83,9%.

Tráfego de passageiros doméstico outubro 2019

Dados divididos pelos principais mercados domésticos mundiais

A China, responsável por alavancar os números do segmento teve uma forte desaceleração, crescendo 5,3% em demanda no mês, contra 8% registrado em setembro. O resulta reforça a tendência de desaceleração do país, com o terceiro mês consecutivo de queda no incremento registrado.

Receba nossas newsletters