Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Tráfego doméstico brasileiro chega a 96% dos níveis pré-pandemia em novembro, diz Iata

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que a recuperação das viagens aéreas continuou até novembro de 2022. O tráfego total cresceu 41,3% em comparação com novembro de 2021. O tráfego internacional cresceu 85,2% em relação a novembro de 2021, enquanto o tráfego doméstico subiu 3,4%, com as restrições de viagens na China ainda influenciando no resultado global, que chegou a 75,3% dos níveis de novembro de 2019. Já o tráfego doméstico chegou a 77,7% dos níveis pré-pandemia.

009000

Na América Latina, o tráfego referente a novembro das companhias aéreas aumentou 59,2% em comparação com o mesmo mês de 2021 (Divulgação)

Na América Latina, o tráfego referente a novembro das companhias aéreas aumentou 59,2% em comparação com o mesmo mês de 2021. Já a capacidade cresceu 55,6%, o que fez a taxa de ocupação cresceu 1,9 pontos percentuais, para 82,9%. Já o mercado doméstico brasileiro foi destaque nos resultados da Iata. A demanda cresceu 5,1% em novembro, atingindo 96,2% dos níveis de 2019, enquanto a capacidade cresceu 7%, o que levou a taxa de ocupação cair 1,4 p.p para os ainda saudáveis 80,9%.

“Os resultados de novembro reforçam que os consumidores estão desfrutando plenamente da liberdade de viajar. Infelizmente, as reações à reabertura das viagens internacionais pela China nos lembram que muitos governos ainda estão fazendo política científica quando se trata de Covid-19 e viagens. Epidemiologistas, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e outros disseram que a reintrodução de testes para viajantes da China pouco pode fazer para conter um vírus que já está presente em todo o mundo. Os governos devem se concentrar em usar as ferramentas disponíveis para gerenciar o Covid-19 com eficácia – incluindo tratamentos e vacinas aprimorados – em vez de repetir políticas que falharam repetidamente nos últimos três anos”, disse Willie Walsh, diretor-geral da Iata.

Receba nossas newsletters