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Aviação / Turismo em Dados

Transporte aéreo de passageiros na América Latina supera pré-pandemia pela primeira vez

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No acumulado de janeiro a setembro, cerca de 241 milhões de passageiros foram transportados (Divulgação/Inframerica)

A região da América Latina e do Caribe (LAC) alcançou pela primeira vez o mesmo número de passageiros de um mês em 2019 e até superou em 1,2% o pré-pandemia, sendo a primeira região do mundo a atingir esse marco. Especificamente, em setembro, 28,6 milhões de passageiros foram transportados pela região. Em termos de demanda, a região também continua liderando a retomada, porém, ainda não atingiu níveis de 2019 com 97,4%.

No acumulado de janeiro a setembro, cerca de 241 milhões de passageiros foram transportados e, embora em setembro o número de passageiros transportados em 2019 tenha sido superado, no acumulado deste ano, a região ainda está 10,9% abaixo dos níveis de 2019. Destaque para a República Dominicana, que atingiu 124% em relação ao mesmo mês de 2019, México (114%) e Colômbia 113%. Por outro lado, Brasil, Chile, Argentina e Peru não atingiram seus níveis em 2019.

O país com menor recuperação é a Argentina, o país menos competitivo da região em termos de impostos, taxas e contribuições. De acordo com uma estimativa feita pela Alta, aproximadamente em itens fiscais um ticket de US$ 110 deve pagar US$ 198 em impostos, taxas e contribuições, ou seja, quase 2 vezes a taxa.

INTERNACIONAL – O tráfego doméstico continua avançando e alcançou um crescimento de 3,2% em relação aos níveis de 2019, enquanto o tráfego internacional extra-LAC cresceu 2,6% em relação a 2019 e o tráfego intra-LAC está 10,4% abaixo dos níveis de 2019. Em setembro de 2022, a Colômbia teve uma excelente recuperação, atingindo novamente 14% acima dos níveis de 2019, enquanto o México está 12% acima de seus níveis pré-pandemias.

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Dados divulgados pela Alta

“A América Latina e o Caribe estão no caminho do crescimento, porém, o desenvolvimento de agendas de Estado que envolvem o transporte aéreo em nossos países é essencial para que sejamos mais competitivos para atrair mais operações, para gerar ambientes operacionais mais eficientes que gerem investimentos, mais possibilidades para que os operadores ofereçam mais opções aos usuários. Onde está a aviação, há desenvolvimento e é nossa missão construir pontes de colaboração entre todos os atores públicos e privados para garantir que a aviação continue oferecendo os meios de transporte mais seguros, eficientes e ambientalmente responsáveis”, afirma José Ricardo Botelho, CEO da Alta.

COMBUSTÍVEL – O combustível continua a ter preços historicamente altos. Em 24 de outubro de 2022, o preço do combustível Jet chegou a 186% acima de janeiro de 2021, enquanto o petróleo bruto Brent aumentou seu preço em 82% em relação ao mesmo período. O aumento do preço dos combustíveis aumentou o peso desse insumo na estrutura de custos das companhias aéreas, atingindo 37% dos custos operacionais no segundo trimestre de 2022.

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