Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política / Serviços / Turismo em Dados

IBGE: transporte aéreo impulsiona Índice de Atividades Turísticas em março

aeroporto aviação passageiro Divulgação Inframerica (1)

Já o volume do setor de serviços, no geral, cresceu 1,7% na passagem de fevereiro para março, acumulando ganho de 2,1% nos últimos dois meses, influenciado, em boa parte, pelo transporte aéreo de passageiros (Divulgação/Inframerica)

O Índice de Atividades Turísticas cresceu 4,5% em março, após recuo acumulado de 0,9% nos dois primeiros meses do ano. Mesmo com o aumento, o segmento de turismo ainda se encontra 6,5% abaixo do patamar pré-pandemia. Os 12 locais pesquisados cresceram na comparação com fevereiro, com destaque para o avanço do índice geral em São Paulo (7%), Bahia (8%), Santa Catarina (11,8%) e Rio de Janeiro (2,9%).

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O indicador vai na esteira de serviços prestados às famílias e transportes, crescendo também em março muito influenciado pela alta de transportes aéreos, restaurantes, hotéis e serviços de bufê”, diz o órgão.

Já o volume do setor de serviços, no geral, cresceu 1,7% na passagem de fevereiro para março, acumulando ganho de 2,1% nos últimos dois meses, influenciado, em boa parte, pelo transporte aéreo de passageiros. Com o avanço deste mês, os transportes como um todo estão 18% acima do patamar pré-pandemia e atingiram o maior nível da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.

“Dentre os setores que mais influenciaram a alta dessa atividade está o rodoviário de cargas, especialmente o vinculado ao comércio eletrônico e ao agronegócio. Outra Influência foi o transporte aéreo de passageiro, não só por conta do aumento do fluxo de passageiros, o que gerou maiores receitas das companhias aéreas, mas também porque foi ajudado pela queda do preço das passagens aéreas observadas em março”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Receba nossas newsletters