Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Empregos / Turismo em Dados

Turismo deve crescer 5% e gerar mais de 320 mil vagas de trabalho em 2022, diz CNC

Brazil-Flag-Rj-600x350

Com a gradual retomada, o setor apresentou recuperação robusta e repôs, no acumulado de outubro de 2020 a julho de 2022, mais de 380 mil vagas de trabalho (Divulgação)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de 4,3% para 5,1% a expectativa de crescimento do turismo brasileiro neste ano, em relação a 2021, logo depois do IBGE revelar que volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 41,9% de janeiro a julho deste ano. Em julho deste ano, esse valor cresceu 1,1% em relação ao mês de junho.

Conforme observa o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o crescimento em julho deste ano foi o maior para o mês desde 2011, quando atingiu 1,6%. Outro destaque da análise é para o segmento dos serviços de transportes em geral, que cresceu 2,3% em julho e pressionou a aceleração do volume de receitas (somente o segmento de transportes aéreos teve alta de 6,8% no mês).

“Somente em agosto deste ano é que o reajuste médio do preço dos serviços alcançou a taxa da inflação acumulada em 12 meses, que foi de 8,8%. A correção dos valores abaixo da inflação era o que vinha, até julho, impulsionando a atividade, além da maior circulação de pessoas”, explica Tadros. Com a reposição da inflação, o presidente da Confederação acredita em um ritmo menos intenso das atividades terciárias nos próximos meses.

Trabalho no turismo é o segundo que mais cresce no País

A expectativa é que 322,6 mil postos de trabalho sejam criados em 2022. A força de trabalho formal nas atividades turísticas cresceu 9,7%, atrás apenas do setor da construção civil, que aumentou 11,5%. Nos seis primeiros meses da pandemia, em 2020, a queda abrupta da atividade levou o turismo a eliminar 469,8 mil vagas formais – um encolhimento equivalente a 12% da força de trabalho nessas atividades.

Com a gradual retomada, o setor apresentou recuperação robusta e repôs, no acumulado de outubro de 2020 a julho de 2022, mais de 380 mil vagas, com destaque para empresas dos ramos de bares e restaurantes (que criou 281,5 mil vagas) e serviços de hospedagem (68,9 mil). Desde maio do ano passado, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos.

“Nesse ritmo, a expectativa da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça as 89,6 mil vagas restantes e iguale o nível de ocupação pré-pandemia já a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada”, examina Fabio Bentes.

Alta do valor das passagens desacelera retomada

A expectativa de crescimento de geração das receitas só não é maior por causa dos reajustes dos preços das passagens aéreas, que apresentam alta acumulada de 75% no acumulado de 12 meses até agosto deste ano. Elas estão entre os quatro itens com maior variação do IPCA, atualmente.

“No transporte aéreo, embora o volume de receitas tenha finalmente igualado o patamar de fevereiro de 2020, com o crescimento de 1% em julho, o fluxo de passageiros nos maiores aeroportos do Brasil, responsáveis por 70% do transporte aéreo, segue 9%, no fim de agosto, aquém das vésperas da pandemia”, pontua o economista da CNC Fabio Bentes, responsável pela análise. Mesmo assim, Bentes avalia que a reação do turismo no Brasil tem se mostrado consistente, apesar do aumento de preços e do custo do crédito mais elevado.

Receba nossas newsletters