Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Hotelaria / Turismo em Dados

Turismo na cidade de São Paulo tem alta de 39% em 2021

Entre os destinos brasileiros, São Paulo ocupa a primeira posição

Entre os destinos brasileiros, São Paulo ocupa a primeira posição

O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) da cidade de São Paulo terminou o ano de 2021 no nível mais alto desde fevereiro de 2020. Em dezembro, o número-índice chegou a 81,9, registrando alta mensal de 3,6% e variação anual de 39%. O avanço do IMAT, em dezembro, também foi alavancado pela movimentação nos aeroportos e nas rodoviárias. Nestas últimas, o aumento mensal foi de 21,1%, e no contraponto anual, um incremento de 45%.

Pelos aeroportos, passaram 4,5 milhões de passageiros – 49% a mais do que em dezembro de 2020 e 15,2% acima do registrado em fevereiro. Apesar disso, os resultados de ambos estão abaixo dos patamares pré-crise sanitária (-35% e -26%, respectivamente). O faturamento das empresas do setor foi 11,7% maior em relação a novembro. Já em comparação a dezembro de 2020, a alta foi de 38%.

Pelos aeroportos, passaram 4,5 milhões de passageiros – 49% a mais do que em dezembro de 2020 e 15,2% acima do registrado em fevereiro. Já a taxa de ocupação hoteleira na capital registrou aumento de 86%

Já a taxa de ocupação hoteleira na capital registrou aumento de 86%. O porcentual passou de 31,4% para 58,9%, entre os meses de dezembro de 2020 e 2021. Em relação a novembro, houve queda de 13,4%, redução, já era esperada, uma vez que o mês conta com vários feriados e o GP de Fórmula 1 de Interlagos. A taxa de ocupação está também acima da observada em janeiro de 2020. Embora sejam períodos distintos, é sinal de que os hotéis já estão voltando ao ritmo pré-pandemia.

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o resultado do IMAT de dezembro sinaliza que a atividade econômica da cidade já está em condições de permitir aos empresários mais segurança em ações de planejamento, valendo-se do aprendizado dos últimos dois anos. “A consistência nos resultados na cidade de São Paulo serve como um bom indicador do que pode acontecer em outras capitais do País. É fundamental, no entanto, manter a atenção em todas as questões ligadas à economia e à pandemia nos próximos meses”, avalia ela.

Empregos

O indicador, do Conselho de Turismo (CT) da FecomercioSP – realizado em parceria com a SPTuris –, também apontou para a volta dos empregos gerados pelo setor aos patamares anteriores aos da pandemia. No mês, foram 400 mil empregados em empresas relacionadas ao turismo na capital. O estoque de empregos do turismo, no município de São Paulo, no 12º mês de 2021, teve aumento de 1,7% em relação ao resultado de novembro. Na comparação anual, a alta é de 5%.

O volume de contratações está relacionado ao crescimento da demanda em eventos, aeroportos, rodoviárias e agências. Assim, cresceu também a necessidade de recompor, gradualmente, o quadro de funcionários. Embora animadores, os resultados não refletem os impactos da variante ômicron.

“De forma geral, a retomada do turismo em São Paulo também se beneficiou do avanço da vacinação, que permitiu às empresas e à população voltar a uma relativa normalidade, sobretudo na segunda metade do ano passado. Contudo, apesar da sequência positiva que o setor vem apresentando – com a oitava alta consecutiva do indicador –, o turismo na cidade ainda está 18,1% abaixo do nível de janeiro de 2020 (base da série histórica)”, informou a instituição.

Receba nossas newsletters