Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Voo da Tap para Belém e Manaus teve investimento de R$ 150 milhões

Batismo do voo na chegada a Manaus

Batismo do voo na chegada a Manaus


Por volta das 14h desta terça-feira (03/06), pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes o voo 0035, da Tap Linhas Aéreas, que veio direto de Lisboa para Manaus. A rota é uma conquista do Governo do Amazonas, por intermédio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), junto à Tap, visando facilitar o intercâmbio turístico e de negócios entre a Europa e o Amazonas.

De acordo com o presidente da Tap, o trecho direto para Manaus é fruto
de um investimento de US$ 150 milhões, mas que terá retorno imediato, uma
vez que a demanda para a região está cada vez mais crescente. “O mundo
todo tem interesse em conhecer a Amazônia. O retorno não vem só para nós
da Tap como também para a população amazonense”, afirmou Fernando
Pinto, acrescentando que dados estatísticos da companhia apontaram um
crescimento turístico significativo nas doze capitais brasileiras em que a
empresa já atua.

Inicialmente, a empresa vai operar com a frequência semanal de três dias: às terças-feiras, sextas e aos domingos. Os voos partem de Lisboa às 9h30 e chegam a Manaus às 13h40. Uma hora após a aterrissagem, a aeronave segue para Belém (PA), onde a empresa também começou a operar a partir dessa terça-feira (03/06). O voo inaugural foi lançado em solenidade no saguão do aeroporto de Manaus, com a presença do governador em exercício, desembargador Ary Moutinho, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, além do presidente da companhia aérea, Fernando Pinto.

Para o governador em exercício, Ary Moutinho, a rota será importante para a economia do Estado, uma vez que facilita a vinda de turistas europeus com tempo de viagem bem menor, em torno de quatro horas. “Será fantástico para nós, amazonenses. Isso vai impulsionar a economia do Estado e vai também trazer inúmeros turistas que virão conhecer as belezas do nosso Amazonas, nossas florestas, monumentos históricos e o exuberante Teatro Amazonas”, destacou.

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, disse que a parceria com a Tap vem sendo articulada há dez anos, mas que o evento Copa foi decisivo para o inicio da operação. “Em todos os eventos de turismo que tinha na Europa, o Amazonas estava lá sendo exibido como uma janela de oportunidades neste setor. Recentemente, a Tap entendeu o potencial da região e acredito que, mais do que em frequência semanal, os voos passarão a ser diários”, disse Oreni, ao revelar que, até agosto, a empresa informou que todos os voos estão lotados para Manaus.​

A companhia aumenta, assim, para 12 o número de cidades servidas no Brasil, reforçando ainda mais a sua posição de companhia aérea líder mundial na operação para o país. A Tap começou a voar no dia 3 de junho para as cidades brasileiras de Manaus e Belém, inaugurando assim os primeiros dos 11 novos destinos que lança ao longo deste Verão.
 
A companhia aumenta assim para 12 o número de cidades servidas no Brasil, reforçando ainda mais a sua posição de companhia aérea líder mundial na operação para aquele país.Esta operação é realizada em voos circulares Lisboa – Manaus – Belém – Lisboa, com três frequências semanais, à terça-feira, sexta-feira e domingo, entrando assim a TAP pela primeira vez na região Norte do Brasil. Com a inauguração da nova linha, que conta atualmente com mais de 23.200 reservas, a Tap aumenta a sua oferta para o Brasil para as 81 frequências semanais, passando a operar para 12 destinos no Brasil – Manaus, Belém, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Porto Alegre –  e cobrindo, a partir de agora, todas as regiões geográficas do país.Em 2013, a Tap transportou 1.541.723 passageiros no conjunto das linhas do Brasil, com uma taxa média de ocupação dos aviões (load-factor) elevada, da ordem dos 84,2 por cento.

foto: Domingos Raposo/Amazonastur

Receba nossas newsletters