No mês de julho, Marco Ferraz, presidente regional da CLIA (Cruise Lines International Association), esteve no Chile para uma série de reuniões estratégicas e visitas técnicas relacionadas ao desenvolvimento da indústria de cruzeiros no país. A agenda, organizada em parceria com a Conosur, incluiu passagens por Santiago, San Antonio, Valparaíso, Puerto Montt, Castro, Punta Arenas e Puerto Williams.
“O Chile é muito receptivo aos navios de cruzeiro, possuindo um enorme potencial a ser explorado, incluindo novos destinos. A CLIA foi muito bem recebida, com forte vontade de cooperação das autoridades locais com a nossa indústria. O país tem muito a crescer como emissor de cruzeiristas: em 2023, 41 mil chilenos embarcaram em navios de cruzeiro, mas esses números podem crescer significativamente, considerando a população de cerca de 20 milhões. Já estamos trabalhando conjuntamente para isso”, disse Ferraz.
Durante sua visita, Ferraz se reuniu com Gonzalo Frigerio, representante do Ministério dos Transportes do Chile na Organização Marítima Internacional, além de autoridades regionais e marítimas e executivos de empresas portuárias estaduais e concessionárias de terminais. Nessas reuniões, foram discutidas questões de infraestrutura, energia em terra, novos combustíveis e custos de operação.
O presidente da CLIA também manteve reuniões com Cristóbal Benítez, diretor nacional da Sernatur, órgão de promoção de Turismo do Chile, e Leonardo Latorre, chefe da divisão de desenvolvimento e investimentos da Subsecretaria de Turismo. Também estiveram presentes o presidente da Conosur, Eduardo Arancibia, e o secretário executivo Eric Petri. O encontro resultou em um acordo de trabalho colaborativo e coordenado para promover cruzeiros na região.