A partir de 25 de outubro, e até 08 de maio, o litoral brasileiro fica ainda mais bonito. Todas as belezas naturais esparramadas pela costa ganham um novo elemento, produzido pela mão do homem. Os navios de cruzeiro incorporaram-se de tal forma à paisagem que sua chegada parece completar um quadro inacabado.
É impressionante o efeito que eles provocam. À sua passagem, ninguém consegue permanecer indiferente. A imponente majestade com que desfilam sobre as águas é acompanhada por um frisson generalizado. As máquinas fotográf icas não dão conta de tantos registros. São momentos mágicos.
Cada um exibe sua própria personalidade, diferenciam-se no tamanho e nas formas, no aproveitamento do espaço. Toneladas de aço, ferro, alumínio, plástico, vidro e tantos outros materiais distribuem-se por milhares de metros quadrados
em vários andares. Um sofisticado trabalho de engenharia e arquitetura gera uma peça única, verdadeira obra de arte.
Uma memorável cena de cinema expressa esse encantamento. No filme Amarcord, Federico Fellini constrói um momento sublime. Homens, mulheres, idosos e crianças em pequenos barcos, à noite, esperam a passagem do transatlântico.
Um personagem comenta sobre os milhões de estrelas no céu, quando o astro maior se aproxima e é saudado com acenos e gritos de emoção. Instantes fugazes transcorrem como uma eternidade, ao som do tema musical de Nino Rota, carregado
de lirismo e sonho. (www.youtube.com/watch?v=Zlq0l7kuxtQ)
Temos, aqui no Brasil, um exemplo incrível da ligação homem-navio. Uma antiga valsa popular napolitana, Vieni sul Mar (Venha para o mar), fala do amor de um marinheiro por sua musa em terra. Cantaram-na, entre outros, Enrico Caruso
e, mais recentemente, Andrea Bocelli. Pois bem. A melodia de Vieni sul Mar foi aproveitada para uma canção em homenagem ao encouraçado Minas Gerais, comprado pelo governo brasileiro no início do século 20. Anos depois, com outra letra, virou hino informal do Estado de Minas Gerais (que não tem mar!). Todos conhecem o refrão: “Oh, Minas Gerais/ Oh, Minas Gerais/ Quem te conhece/ Não esquece jamais/ Oh, Minas Gerais”
Ricardo Amaral, presidente da Abremar.
Royal Caribbean incentiva agentes em corrida de rua
Em mais uma iniciativa para promover o cruzeiro temático Royal Life, a Royal Caribbean está patrocinando uma etapa
da corrida de rua Circuito Athenas, que acontece em São Paulo no dia 20 de novembro. Para os agentes de viagens que quiserem participar da prova, a companhia oferece descontos na inscrição. Basta que o agente solicite o código, enviando seu nome completo e dados da agência de viagem ao e-mail eventos@rccl.com.br. Ao receber o código, basta acessar www.royalcaribbean.com.br/corrida e se inscrever – os agentes corredores ainda terão, à sua disposição, sessões de reflexologia. A Royal também vai oferecer, aos participantes da corrida que visitarem sua tenda exclusiva, descontos na compra do Royal Life – o temático, com saída de Santos e do Rio de Janeiro em
janeiro de 2012, será a bordo do Vision of the Seas e unirá férias à oportunidade
de cuidar do corpo e da saúde.
MSC Divina começa contagem regressiva para inauguração
Em maio de 2012 o público conhecerá o MSC Divina, 12º navio da frota MSC Cruzeiros. A inauguração acontecerá no porto de Marselha (França) e, seguindo a tradição da armadora italiana, a embarcação já traz no nome a homenagem à sua madrinha, a atriz compatriota Sophia Loren. Em fase final de construção, ele fará parte da glamurosa classe Fantasia, composta
pelos modernos MSC Splendida e MSC Fantasia, que contam com a exclusiva área vip – MSC Yacht Club. O navio já está na etapa de acabamento, inclusão de mobiliário e outros detalhes. Com isso, iniciou-se a contagem regressiva de pouco
menos de um milhão de horas para a sua cerimônia de inauguração. O casco e toda infraestrutura já estão praticamente concluídos, incluindo seus 74 blocos montados e soldados, rede elétrica, tubulações, cabines e áreas públicas – já em fase avançada.
Costa Cruzeiros lança, em 2012, o navio Costa NeoRomantica
A Costa Cruzeiros lança, no início do ano que vem, seu reformulado navio Costa Romântica. Iniciada em outubro de 2010, a reforma, que custou 90 milhões de euros, inclui a construção de novas áreas e introdução de outros serviços.
Além de mais cabines, o navio, batizado agora de Costa NeoRomantica, passa a ter o Samsara Spa, um bar gourmet com
vinhos e queijos de mais de 100 diferentes marcas, um coffee bar com doces e café, um bar lounge com pista de dança e
nova discoteca. Além disso, atmosferas sofisticadas darão um tom contemporâneo e refinado ao navio: a companhia de design sueca Tillberg Design, experiente na decoração de interiores há 40 anos e com currículo que inclui mais de 130 iates
de luxo e cruzeiros de prestígios, e a Syntax, empresa com sede em Londres acostumada a decorar hoteis e spas renomados, estão envolvidas na decoração do navio.