Câmbio:

Idiomas:

Abremar esclarece resultados da classificação sanitária dos navios

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 19/03/2012 - 19:28

Confira o esclarecimento da Abremar na íntegra:

“Em respeito aos turistas de navios e cumprindo o seu dever de informar com transparência, a Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, presta os seguintes esclarecimentos a respeito do ranking com classificação sanitária dos navios de Cruzeiros Marítimos (temporada 2011/2012), divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (19/03).

A Abremar, bem como suas associadas armadoras de navios, é a maior interessada em proporcionar plenas condições de salubridade e segurança nos navios, fatores preponderantes para a inserção dos Cruzeiros Marítimos nos primeiros lugares do ranking turístico internacional. Por isso mesmo, desenvolvemos um trabalho conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), atuando em parceria para a busca de melhores meios para satisfazer os usuários e auxiliando a Agência, com suporte e expertise, na produção de um Manual Geral para Cruzeiros Marítimos.

Enfatizamos que todos os Cruzeiros Marítimos que chegam ao País, desde a temporada de 2004, passando pelas temporadas acompanhadas pela Anvisa (2010/2011/2012), obedecem rígidas regras, controles e os mais elevados padrões de organismos internacionais, como o International Maritime Organization (IMO), com sede em Londres (UK), e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta (USA), que mantém programas de controle médico e sanitário dirigidos a passageiros de navios.

Adicionalmente, as companhias armadoras cuidam de um amplo monitoramento das situações concernentes à saúde pública, ou seja, todos os navios são providos de sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade.

A Abremar esclarece que a porcentagem de doentes na temporada passada (2010/2011) é de 0,09% do total de turistas transportados, de acordo com relatório divulgado pela Anvisa em setembro do ano passado.

Quanto ao Relatório de Inspeções em Cruzeiros Marítimos, divulgado pela Anvisa nesta segunda-feira, trata-se de uma avaliação parcial da temporada 2011/2012, sendo que, dos 18 navios avaliados, 17 são de associadas da Abremar. Desses, quatro apresentaram excelentes condições e foram englobados no padrão A da Agência; onze encontram-se na categoria B, ou seja, com condições sanitárias acima da média; dois foram classificados na categoria C, que abrange os navios em condições sanitárias satisfatórias (na média).

Vale ressaltar que o constante empenho das armadoras elevou, desde a primeira avaliação da Anvisa em setembro/2011, o padrão de qualidade sanitária das embarcações. A maioria dos navios reavaliados em 2012 teve seu Índice de Conformidade aumentado e sua Pontuação de Risco diminuída.

A Abremar mais uma vez se coloca, juntamente a suas associadas, à disposição dos veículos de comunicação para prestar todos os esclarecimentos necessários e sanar quaisquer dúvidas.”

Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos