Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Anvisa anuncia fim das restrições para embarque em cruzeiros marítimos no Brasil

cruzeiro CLIA Brasil divulgação Anvisa anuncia fim das restrições para embarque em cruzeiros marítimos no Brasil

Com a decisão da Anvisa, não será mais obrigatória a cobrança do comprovante de vacina ou de testes negativos de Covid-19 no embarque (Divulgação/Clia)

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a revogação de todas as resoluções aprovadas devido à Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decorrente da pandemia de Covid-19. Sendo assim, chega ao fim requisitos sanitários para embarque, desembarque e transporte de viajantes em embarcações de cruzeiros marítimos, além de medidas sanitárias para operação e para embarque e desembarque de tripulantes no Brasil.

Com a decisão da Anvisa, não será mais obrigatória a cobrança do comprovante de vacina ou de testes negativos de Covid-19 no embarque. Apesar disso, a companhia marítima ainda pode exigir testes ou vacina. Continua obrigatória, no entanto, a notificação de eventos de saúde, incluindo casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Também permanece obrigatório o isolamento de casos suspeitos a bordo.

“Vale observar que a decisão não acaba com as regras para as operações de embarcações e plataformas e, ainda, está alinhada à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de mudança do modo de emergência para uma atuação regulatória de enfrentamento contínuo”, informou a Anvisa.

Isso porque, segundo a agência, seguem vigentes a RDC 21, de 28 de março de 2008, que trata das orientações e do controle sanitário de viajantes em portos, aeroportos, passagens de fronteiras e recintos alfandegados, e a RDC 72, de 29 de dezembro de 2009, que estabelece os requisitos mínimos para a promoção da saúde nos portos de controle sanitário instalados no território nacional, e embarcações que por eles transitem.

Dessa forma, seguem vigentes requisitos importantes que permitem a avaliação do risco à saúde pública para aplicação de medidas sanitárias pertinentes. Conforme a RDC 21/2008 e a RDC 72/2009, as operações devem ser autorizadas pela Anvisa e, para isso, as embarcações seguem obrigadas, por exemplo, a informar a situação de saúde a bordo por meio de declaração marítima de saúde e cópia do livro médico de bordo.

Além disso, em caso de suspeita ou evidência de evento de saúde pública a bordo, continua sendo obrigatória a necessidade de comunicação imediata à autoridade sanitária, de forma a garantir a avaliação do risco à saúde, para a aplicação das medidas sanitárias pertinentes.

Receba nossas newsletters