Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Após surtos, Anvisa já cogita quarentena ou suspensão dos cruzeiros no Brasil

MSC Splendida e Costa Diadema são os dois navios que acusaram surtos de Covid-19 em suas viagens e já estão sob supervisão sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Diante do aumento dos números de casos de Covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Agência adotará as medidas previstas nas normas vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades.

MSC Splendida

O novo navio a chegar ao País fará itinerários de 3 e 7 noites com embarques em Santos e escalas em Cabo Frio, Ilhabela, Porto Belo e Balneário Camboriú.

Ao todo, foram identificados 51 tripulantes com teste positivo para Covid-19, além de 27 passageiros

Nesta quarta-feira (29), o navio MSC Splendida atracou no Porto de Santos (SP) após relatar a ocorrência de novos testes positivos de Covid-19 a bordo. Ele estava a caminho do Rio de Janeiro, onde iria passar o Réveillon de frente para Praia de Copacabana. Ao todo, foram identificados 51 tripulantes com teste positivo para Covid-19, além de 27 passageiros. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19.

“Com o aumento do número de casos observado entre os tripulantes, foi realizada nessa terça-feira (28) uma fiscalização da embarcação pela Anvisa e pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. De acordo com a recomendação constante do relatório investigativo de surto na embarcação emitido, ainda no dia 28/12 a empresa foi notificada para que fosse realizada a testagem de 100% da tripulação”, informou a agência.

Todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, estão sendo desembarcadas de acordo com as regras dispostas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos. Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs).

Até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo.

Costa Diadema

Navio Costa Diadema, da Costa Cruzeiros

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros

A Agência, em conjunto com técnicos da Secretaria de Saúde do município de Salvador e do estado da Bahia, investiga o surto de Covid-19 a bordo do navio de cruzeiro Costa Diadema, atracado nesta quinta-feira (30), no Porto de Salvador (BA). Nas últimas 24 horas, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

“A Anvisa não autorizou a operação da embarcação em Salvador, estando proibido o embarque e o desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação em andamento. No momento, encontram-se embarcados 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, totalizando 3.836 viajantes. A embarcação é procedente do Porto de Santos e teria como próximo destino o Porto de Ilhéus/BA”, informou a agência.

As embarcações permanecem atracadas nos respectivos portos, sob supervisão sanitária da Agência. Mesmo com o desembarque dos viajantes que testaram positivo e de seus contactantes, diante do aumento dos números de casos de Covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos atos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades.

Receba nossas newsletters