Na próxima quinta-feira (27/10), começa a temporada 2011/2012 dos transatlânticos em Búzios (RJ). Até o dia 21 de abril de 2012, o balneário na Região dos Lagos recebe 223 escalas. A cidade terá apenas dois pontos de fundeio para as embarcações, refletindo em uma redução de 15% em relação ao número de escalas do ano passado.
Uma nova regra municipal, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, com apoio do Governo do Estado, prevê um melhor ordenamento náutico como forma de preservação da fauna local. O objetivo é também manter a qualidade do turismo, dos serviços públicos e da ordem pública. A decisão surgiu após estudos de impacto ambiental, que comprovaram que não há a possibilidade de Búzios receber mais de dois navios juntos. A lotação da cidade, com o desembarque de 1,5 mil a 3 mil turistas, causa a insatisfação dos moradores da cidade e dos próprios visitantes.
Adriana Saad, secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, lembra que mesmo cidades como Cabo Frio, Ilha Bela e até mesmo o Rio de Janeiro comportam três ou quatro desembarques ao mesmo tempo. “Búzios é um balneário, esse é o seu charme e sua característica. Com dois navios distribuídos ao longo da temporada, a média de embarcações será similar a dos picos de alta temporada”, defende a secretária.
Segundo o secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, há novidades para este ano. “Os turistas serão recepcionados em um tapete vermelho, com os dizeres “Welcome to Búzios”. Uma agente da prefeitura ainda dará informações sobre a cidade no Píer Municipal”, afirma.
De acordo com informações da Secretaria de Turismo de Búzios, cerca de 400 mil cruzeiristas devem desembarcar na cidade nesta temporada. Um levantamento realizado pela prefeitura revelou que 60% da demanda são provenientes do Estado de São Paulo e que cada cruzeirista gasta em torno de R$ 100 na cidade. Outros 20% têm origem em cidades da Argentina. A previsão é que este seguimento deixe em torno de R$ 30 milhões na economia local.