MIAMI – Qual a velocidade máxima que o maior navio de cruzeiro do mundo pode chegar? Quantas horas em média dorme o capitão do Symphony of the Seas? Qual a distância que é possível enxergar a olho nu da cabine de comando? Essas e outras perguntas foram devidamente esclarecidas pelo capitão do Symphony of the Seas, Rob Hempstead, durante visita realizada pelo M&E na cabine de comando do gigante dos mares.
Naquele exato momento em que o capitão recebeu parte da imprensa a bordo, o Symphony of the Seas já partia de Bahamas com direção a Miami para encerrar a viagem inaugural de dois dias que abre a temporada do maior navio de cruzeiro do mundo nas Américas e Caribe. O mostrador marcava a velocidade exata de 21,4 nós, exatos 39,6 km/h. De acordo com o capitão Hempstead, era uma velocidade acima da média para que a embarcação pudesse chegar no outro dia de manhã aos EUA. “Estamos ‘correndo’ um pouco para chegarmos no horário”, disse.
A velocidade máxima do Symphony of the Seas, no entanto, é de 25 nós (46,3km/h). “Este é o quarto navio da classe Oasis que conta com toda uma evolução no design e na tecnologia para que seja o mais eficiente possível. Tanto é que a embarcação é 25% mais eficiente do que os outros navios da própria classe. Isto é muito para nós, já que é um navio que percorre 25% a mais gastando o mesmo combustível. E um dos ‘truques’ que o Symphony tem é um sistema que cria bolhas na água próxima ao casco para que o navio percorra e não tenha tanto atrito”, revela.
O navio é tão grande que sofre com a força do vento. Por outro lado, os hélices propulsores do Symphony giram em 360° com uma rápida mobilidade. Na cabine de comando, controles e telas mostram cada detalhe do navio e do tempo, como previsão de chuva e força do vento no momento. “Nossos sistemas de navegação são de última geração. Já nosso sistema de propulsão recebe 70% de toda a energia gerada no navio”, revelou Hempstead. No entanto, o olho nu também é importante. “Daqui de cima temos uma visão de 23,3 quilômetros de distância”.
O M&E quis saber quantas horas em média o capitão do Symphony of the Seas dorme por dia. A resposta é no mínimo curiosa. “Preciso dormir cerca de 10 horas por dia. Faço o possível para isso”, brincou. “Mas estou sempre a postos, sempre ligado. Qualquer coisa, é só a cabine de comando me chamar. Por falar nela, temos alguém no comando da embarcação 24 horas por dia”, completou Hempstead.
O M&E viaja com proteção GTA