SÃO PAULO – Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, esteve na 4ª edição do Workshop Internacional da MSC e apresentou os números do mercado que cresce 6,8% ao ano e tem expectativa de transportar 30 milhões de passageiros em 2019. O executivo disse que dos 510 mil brasileiros que fizeram cruzeiros em 2018, 195 mil deles escolheram um cruzeiro internacional. “Segundo dados do primeiro trimestre do ano, o número já foi maior que o mesmo período de 2018”, disse.
De acordo com o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2018/2019, os cruzeiros tiveram um impacto econômico de R$ 2,083 bilhões na economia do País. A América do Sul recebe apenas 2,6% dos cruzeiros mundiais, mas, para Ferraz, esse resultado pode triplicar com a isenção de vistos para EUA e Canadá, por exemplo. Atualmente, o maior destino de cruzeiros é o Caribe com 40% do movimento e os EUA são os principais cruzeiristas com 13 milhões de passageiros.
Em uma pesquisa com o consumidor final, 32% dos participantes disseram que são muito favoráveis as viagens de cruzeiros e 26% pouco favoráveis; e quando perguntados sobre o interesse em fazer um cruzeiro, 32% afirma que o interesse aumentou muito e 35% que aumentou de alguma maneira. Na pesquisa, 91% disse que o navio é uma ótima maneira de experimentar vários destinos, quase 90% dos cruzeiristas disseram que retornariam a um desses lugares visitados e 80% afirmam que gostariam de prolongar sua viagem antes ou depois do cruzeiro.
A pesquisa também mostrou que 81% das pessoas que se utilizam dos serviços dos agentes de viagens gostariam de fazer um cruzeiro, e 70% dos cruzeiristas querem fazer um tour quando estiver no navio. Uma excelente oportunidade para os agentes, que nesta temporada brasileira terão sete navios fazendo 575 escalas em 144 roteiros e uma oferta de 530 mil leitos (+6,3%).
Veja lista com as 11 principais tendências do setor para 2019:
- Instagram – as fotos do Instagram podem direcionar o interesse das viagens no mundo;
- Restauração total – as companhias de cruzeiros estão investindo em SPAs de última geração;
- Conquistas e Experiências – as companhias estão cada vez mais apostando em levar as melhores experiências aos hóspedes dentro e fora do navio;
- Tecnologia a bordo – oferecer experiências cada vez mais personalizadas;
- Viagem consciente – respeito pelo meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade estão na pauta prioritária das armadoras;
- Acesso ao novo luxo – ter acesso a pontos turísticos que antes estavam fora do alcance de muitos, como Galápagos e Antártida, entrou na rota dos cruzeiros;
- Geração Z – são jovens nascidos entre 1995 e 2015 que preferem experiências do que bens materiais;
- Aventura OFF PEAK – tem crescido a procura por roteiros fora da alta temporada;
- Nômades no trabalho – cada vez mais as pessoas buscam destinos onde possam trabalhar remotamente, combinando trabalho e lazer;
- Mulheres viajantes – mulheres viajando em grupos é um nicho que tem crescido;
- Viagem solo – estilo que vem ganhando popularidade com custos mais convidativos e uso de cabines menores e áreas de convivência.