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Cruzeiros

Clia e estados planejam rota de cruzeiros pelo Nordeste

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

Uma rota de cruzeiros que ligue Salvador a Fortaleza, criando diversas possibilidades de roteiro entre os estados do Nordeste durante a temporada brasileira. Este é um dos principais planos da Clia Brasil em sua estratégia para fortalecer o mercado nacional. Este aumento da faixa de embarque na costa brasileira é considerado pelas companhias de cruzeiros e governos locais, que já iniciaram trabalhos para receber grandes navios. A rota tem potencial pra entender não só brasileiros, mas estimular estrangeiros a realizarem cruzeiros no Brasil

“Já estamos em conversa com todos os estados do Nordeste e já tivemos muitos avanços com Salvador, Recife e principalmente Fortaleza que já conta um terminal pronto. É possível criar este roteiro entre Fortaleza e Salvador com até oito noites e roteiros menores entre os estados. Se isso der certo abre uma janela para ter um navio o ano inteiro na região”, destaca Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

Para que esta operação seja atrativa para as companhias, Ferraz destaca como ponto fundamental resolver problemas de custo operacional, que ainda precisam ser trabalhados juntamente com governos estaduais e com o federal.

“Temos que resolver questões como  a cobrança do ICMS e principalmente praticagem. Na praticagem eles querem cobrar mais e agente quer pagar menos, mas estamos conseguindo bons resultados em algumas negociações. Estado de São Paulo, Rio e Bahia a conseguiu alguns descontos, mas existe o objetivo é conseguir uma regulação econômica.

Outros pontos fundamentais são a infraestrutura e a concessão dos portos, para garantir uma melhor exploração comercial do espaço, garantindo investimentos. Terminais como Salvador e Recife já tem estrutura para receber navios na temporada. Outro destaque é Fortaleza que já conta com terminal pronto, recebendo inclusive cruzeiros de passagem. O Porto de Mucuripe contou com obras de dragagem para receber meganavios e foi incluído no processo de concessões do governo federal.

“Tínhamos alguns deveres de casa que eram necessários. Fizemos um excelente terminal e resolvemos a questão da dragagem. O porto não tinha capacidade e conseguimos criar toda uma infraestrutura no entorno do porto. Fortaleza tem tudo pra ser o principal porto do Nordeste, tanto por esta infraestrutura, quanto pela conectividade aérea existente com o hub da Gol e ir France/KLM”, explica Alexandre Pereira, secretário de turismo de Fortaleza.

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

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