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Cruzeiros / Feiras e Eventos

Com R$ 12,6 bilhões do PIB, setor náutico pode crescer até 20 vezes no Brasil

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Durante o Rio Boat Show, que acontece de 28 de abril a 5 de maio, o público poderá conhecer embarcações, produtos e serviços náuticos que contribuirão para o desenvolvimento do mercado (Victor Oliveira/Revista Náutica)

O turismo nacional deve ganhar novo impulso com a chegada definitiva o turismo náutico, que já vem se desenvolvendo com o volume de lanchas, iates e veleiros de passeio, cada vez mais expressivo pelas águas brasileiras. Durante o Rio Boat Show, que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o público poderá conhecer embarcações, produtos e serviços náuticos que contribuirão para o desenvolvimento do mercado.

A indústria náutica do país, que já concentra grandes fabricantes nacionais e internacionais, já é modelo produtivo para o mundo e, por meio da implantação de novas estruturas, como píeres para atracação e lazer, marinas, além da promoção de eventos da indústria de barcos nacional, devem impulsionar o segmento que já gera em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos, apenas no que se refere à área industrial, segundo a Associação Brasileira de Barcos e Seus Implementos (Acobar).

Com um litoral que tem mais de 8 mil km com lindas praias e, ao todo, 60 mil km de vias navegáveis, incluindo as interiores, o turismo náutico ainda é pouco explorado no Brasil. Caracterizado pela utilização de embarcações náuticas com a finalidade de movimentação turística, o segmento representa apenas 0,12% do PIB do país, R$ 12,6 bilhões do PIB nacional, nesse caso, sem incluir o turismo de cruzeiros.

A indústria náutica fechou 2023 com faturamento de R$ 2,5 bilhões no que se refere à produção de barcos e seus implementos e recolheu mais de R$ 900 milhões em impostos. Apesar dos números, segundo especialistas, a contribuição do setor para a economia nacional pode ser até 20 vezes maior com o impulso do turismo náutico.

“O Brasil é um país tropical com dimensões continentais e opções de águas calmas para a navegação em toda sua extensão territorial. Um olhar mais atento por parte de governantes e investidores para o turismo náutico pode criar oportunidades e potencializar o setor além de aumentar a participação na geração de riquezas para o país em até 20 vezes nos próximos anos ou até mais, pelo enorme potencial náutico”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e Boat Show Eventos.

Cerca de 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil são iniciadas em feiras náuticas. No ano passado, as quatro edições dos boat shows brasileiros atraíram um público de quase 100 mil pessoas e, para este ano, com a ampliação do cronograma de eventos que deve ser oficializado nos próximos meses, a projeção é que este número seja 20% maior, contribuindo também para o crescimento do turismo no Brasil.

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