O MSC Preziosa pode ser considerado uma cidade flutuante. Construído em 2013, o navio tem 1.751 cabines e capacidade para aproximadamente 4 mil hóspedes. A reportagem do M&E embarcou, nesta sexta-feira (5), para conhecer os bastidores do cruzeiro mais moderno da temporada 2014/2015 e revelar como são realizadas as operações internas.
Para que as experiências vividas pelos hóspedes sejam agradáveis é necessário o trabalho de uma tripulação de aproximadamente 1.273 pessoas de 46 nacionalidades diferentes. Esses profissionais praticamente moram no navio, e por isso a MSC oferece, em uma área privada, toda uma estrutura para o bem-estar dessas pessoas.
Desta forma, os tripulantes possuem academia, uma balada para fumantes, uma loja de variedades, um café com uma pequena biblioteca e quatro restaurantes que têm um cheff responsável por cuidar da alimentação deles. “O chef faz um cardápio que é saudável e que agrada todas as pessoas das diferentes nacionalidades”, explicou Tatiana Sociale Pires, gerente de RH do navio.
A tripulação é responsável por diversos trabalhos e entre esses está o de oferecer aos hóspedes uma alimentação saborosa. Para isso, 281 pessoas trabalham nas cinco cozinhas da embarcação. A reportagem pode conhecer a cozinha central onde há uma panificadora e uma sorveteria que produzem comidas artesanais.
O diretor de hotelaria, alimentos e bebidas, Marco Brogna, explicou que o lugar possui uma higienização rigorosa. “Temos uma ótima relação com a Anvisa”. Brogna também ressaltou para a temporada no Brasil o cardápio foi adaptado para agradar os brasileiros. “Mudamos nossa gastronomia, mas deixamos um mínimo da nossa tradição italiana”, brincou.
Outra área restrita para os hóspedes é a estação de tratamento de lixo. No local são realizados trabalhos de divisão de materiais, trituração de vidro, incineração de papel e compactação de alumínio. “Nenhum resido que não seja biodegradável é descartado no mar”, afirmou Marco Valerio Colanna, oficial de segurança.
O comandante do navio, Giuliano Bossi, destacou que todos esses trabalhos são realizados por profissionais dedicados que possuem como missão a satisfação do cliente. “Nossa felicidade é dar alegria aos outros”, finalizou.
Nathalia Marques